Da emoção do kart à grandeza da Nascar Brasil: MILITEC acelera nas competições brasileiras
Marca está presente nas principais categorias do automobilismo e motociclismo nacional, apoiando e patrocinando pilotos, equipes e eventos.
Carro da Nascar Brasil exposto em destaque no estande e sessão de autógrafos com o piloto Vitor Genz, primeiro vencedor da nova e badalada categoria do automobilismo brasileiro. Uma dobradinha vista na Automec 2023, no fim de abril, que resume bem a estreita relação da MILITEC Brasil com a velocidade nas pistas.
Desde que desembarcou no país há quase 30 anos, a marca tem contribuído para o desenvolvimento do esporte a motor e de seus pilotos. Atualmente, está presente em diferentes competições, como no Turismo, Arrancada, Truck, Motovelocidade, Motocross e Kart.

A empresa, por exemplo, é a fornecedora oficial de MILITEC 1 para a Nascar Brasil, braço nacional da famosa categoria norte-americana, que se uniu à Sprint Race, uma das principais disputas do turismo brasileiro.
Nenhum veículo vai para o grid sem antes receber no câmbio e no motor o tratamento com o produto número 1 em vendas no segmento. Já era assim com as máquinas da Sprint Race, da qual a MILITEC Brasil é parceira desde a criação em 2012.

“A participação da marca no automobilismo nacional possibilita levar as peças do carro à sua máxima performance. Quem ganha são os pilotos que estão competindo e a própria MILITEC, que acaba obtendo dos envolvidos um feedback sobre o seu produto”, salienta Vitor Genz, que recebeu na Automec o carinho dos visitantes ̶ uma fila enorme se formou durante duas horas ao lado do estande para registrar um momento com o ídolo.
“Pudemos levar o automobilismo até o público e ter uma atenção olho no olho com ele, o que é muito importante. Também mostramos o novo macacão da nossa parceria”, complementa o piloto, que está entre os primeiros na classificação e na briga pelo título da temporada.

“Caminhando junto dos melhores”
Outra categoria lançada em 2023 e que também tem os carros tratados com o MILITEC 1 é a Marcas Racing Brasil (MBR). A disputa multimarcas coloca no grid veículos de rua preparados para competição. São modelos das montadoras Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford, Peugeot, Citroën, Hyundai, Toyota, Renault e Nissan.
“É fundamental estar ao lado de marcas como a MILITEC Brasil. Se você quer ser bom, caminhe junto dos melhores”, destaca Alexandre Lagana, promotor e organizador da MBR.

Não há como pensar em arrancada em solo nacional sem lembrar da MILITEC Brasil. A marca fez parte de toda a evolução do esporte, sempre incentivando os eventos. Seja nos inesquecíveis festivais organizados no extinto autódromo de Pinhais (PR) ou nos duelos de campeonatos brasileiros e estaduais no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A mais recente parceria envolve as provas na São Paulo International Dragway ou Spid Dragway, em Itatiba (a 60 km da capital paulista). A pista com 1.100 metros de extensão é considerada umas das melhores do Brasil, com padrão internacional e palco da Spid Cup, uma das maiores provas de arrancada na atualidade.

Segundo Eduardo Pereira, representante comercial do novo local, inaugurado em 2022, a MILITEC Brasil sempre acreditou na arrancada. “Apesar de ter um circuito pequeno em relação às outras competições, é a modalidade que tem um índice de desempenho maior. Ou seja, toda a potência e aceleração são despejadas numa reta de 201 ou 402 metros. Por isso, os carros que aceleram no limite extremo fazem uso do produto”, observa o antigo diretor da Força Livre Motorsport – empresa organizadora dos festivais.
Além do asfalto, a MILITEC Brasil apoia as disputas de arrancada na terra, no autódromo de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.
Leia também: Fundador diz que Força Livre Motorsport parou no auge, mas que a história ainda não acabou
O poder da velocidade: MILITEC Brasil desbrava o automobilismo com estilo e paixão

A MILITEC Brasil também tem uma atenção voltada para o kart, por entender que ele desempenha um papel importante ao fornecer aos pilotos uma modalidade acessível, educacional e competitiva para começar no automobilismo.
A marca costuma patrocinar vários eventos em toda a região Sul, além da escola de pilotagem do Hilton Laurelli, em São Paulo (SP). Dessa parceria, surgiu o apoio ao piloto paulista Leonardo Parreira, o Léo Parreira, de apenas 9 anos.

Ele participa de competições de kart em São Paulo na categoria mirim. E, com pouco mais de 1 ano de pista, já enfileirou vários troféus e medalhas no profissional, como, recentemente, a Copa São Paulo Light, disputada em Interlagos, e a V11 Aldeia Cup, em Aldeia da Serra (SP).
Léo Parreira visitou o estande da patrocinadora MILITEC Brasil, e deu seu primeiro autógrafo como piloto num boné da marca. A parceria começou em março deste ano.
“É muito importante o apoio da MILITEC para manter o Léo nos campeonatos em que participa. E para ele treinar mais vezes por mês, além de visar campeonatos maiores, como o Sul-Americano e o Brasileiro”, diz Leandro Parreira, pai da futura promessa do automobilismo.
No kart, a MILITEC Brasil também corre junto com o paranaense Paulo Henrique Zen desde 2008, ano em que estreou como profissional, aos 15 anos. De lá para cá, foram inúmeros campeonatos disputados e diversas conquistas, como o Sul-Paranaense de Kart e o Campeonato Metropolitano de Kart.

“O apoio da MILITEC proporcionou toda a estrutura necessária para eu competir em eventos de alto nível e alavancar minha trajetória no kartismo com a conquista de títulos”, pontua Paulo Henrique, hoje com 30 anos.
O piloto diz que o envolvimento de uma marca do tamanho da MILITEC Brasil é essencial para o fortalecimento do automobilismo brasileiro como um todo, promovendo seu crescimento, competitividade e sustentabilidade ̶ lembrando que o uso do produto reduz o nível de emissão de poluentes, entre outras inúmeras vantagens.

Motociclismo com MILITEC Brasil: MotoGP, pilotos e corridas
A competição em duas rodas é mais um ambiente bem familiar para a MILITEC Brasil. Na motovelocidade, já patrocinou pilotos como o multicampeão Alex Barros, o maior nome da história do motociclismo nacional.

Há três anos, apoia Mario Salles Neto, 15 anos, na Yamalube R3 bLU cRU, categoria que integra o Brasileiro de Motovelocidade e é considerado o maior campeonato monomarca da América Latina, reunindo pilotos com idades entre 12 e 63 anos.
“É muito importante para um atleta ter investimento das marcas que acreditam em seu trabalho”, avalia Marcos Salles, pai do jovem piloto.

No motocross, a MILITEC Brasil corre junto com as equipes de Calistrat Neto desde quando ele era chefe da Honda Racing Brasil. Cale Neto, como é conhecido, diz que usava o MILITEC 1 no motor antes mesmo de chefiar a equipe Honda, numa equipe-satélite da marca japonesa e no time Escuderia X, do qual foi fundador.
“Na Honda passei a tratar outros componentes com MILITEC 1, como rolamentos e cabos, que acabam durando mais e ficam mais leves. E, agora, reforcei a aplicação no time Escuderia”, frisa o profissional, 14 vezes campeão brasileiro de Motocross e que neste ano retomou sua antiga equipe.

Ele explica que no motociclismo de elite há uma luta entre os pilotos na casa dos milésimos de segundo para andar na frente, sempre no limite. É onde os pequenos detalhes, como o uso do MILITEC 1, por exemplo, fazem uma grande diferença no final e pode definir o vencedor da corrida.
“No esporte de competição, riscamos todos os padrões ideais de segurança da indústria (para os componentes das motos) em prol de obter performance. E as marcas, como a MILITEC, têm de mostrar coragem e confiar no seu produto para fazer parte de um meio cruel para durabilidade das peças, sabendo que o risco de quebra é infinitamente maior (que no uso comum nas ruas e estradas)”, observa Cale Neto, que contou tratar também com MILITEC 1 o caminhão-carreta que transporta as motos da sua equipe.

Ainda no Motocross, o jovem Eduardo “Dudu” Volpato, de 17 anos, é piloto MILITEC nas categorias MX2, MX2 Jr e Intermediária Especial no Paranaense e no Brasileiro. A parceria já dura dois anos e com bons resultados, como o vice-brasileiro em 2021 e o título paranaense em 2022.
“O MILITEC 1 ajuda a não forçar tanto o motor, aumenta a potência, melhora a acomodação entre os anéis de pistão e as paredes do cilindro, reduz o atrito, a decomposição térmica e a corrosão, entre outros muitos benefícios”, lista o motociclista de Francisco Beltrão.

Pilotos e mecânicos – Os embaixadores apaixonados que impulsionam nossa marca
Outra categoria em que a MILITEC Brasil é parceria de longa data é a Copa Truck. A marca já acelerou no passado com pilotos renomados, como Diumar Bueno e Djalma Fogaça. O MILITEC 1 é visto pelos pilotos e equipes como essencial para evitar quebras e diminuir os custos com o reparo de equipamentos.
“Nosso motor passou a durar mais de três corridas. Antes do MILITEC 1, em toda a prova, tinha de trocar o kit com bronzina, pistões e anéis”, revelou Djalma Fogaça à época da parceria em 2021, quando chefiava a equipe do filho Fábio Fogaça.
Nesta temporada, a MILITEC Brasil está ao lado do paulista Hiro Yano e seu Volvo número 39. Segundo Paulo Germano, sócio-diretor da MILITEC Brasil, os pilotos e mecânicos têm um papel fundamental para a evolução e fortalecimento da marca no país, não importa a modalidade em que participam.

“Eles veem os resultados obtidos com o produto, principalmente na redução de falhas nos equipamentos e na proteção e desempenho dos motores, e começam a indicar para os seus amigos e clientes, afinal, muitos têm oficina automotiva ou são parceiras delas”, afirma o empresário.
1 Comentário
Deixe o seu comentário!
Shooow de postagem Militec sempre presente nos grandes eventos apoiando o esporte motor. PARABÉNS