vitor-genz-automec-militec-5_Renyere_Trovao vitor-genz-automec-militec-5_Renyere_Trovao
5 de julho de 2023

Da emoção do kart à grandeza da Nascar Brasil: MILITEC acelera nas competições brasileiras

Marca está presente nas principais categorias do automobilismo e motociclismo nacional, apoiando e patrocinando pilotos, equipes e eventos.

Carro da Nascar Brasil exposto em destaque no estande e sessão de autógrafos com o piloto Vitor Genz, primeiro vencedor da nova e badalada categoria do automobilismo brasileiro. Uma dobradinha vista na Automec 2023, no fim de abril, que resume bem a estreita relação da MILITEC Brasil com a velocidade nas pistas.

Desde que desembarcou no país há quase 30 anos, a marca tem contribuído para o desenvolvimento do esporte a motor e de seus pilotos. Atualmente, está presente em diferentes competições, como no Turismo, Arrancada, Truck, Motovelocidade, Motocross e Kart.

Carro 46 de Vitor Genz na etapa de abertura da Nascar Brasil, em Goiânia. Foto: Vanderley Soares
Carro 46 de Vitor Genz na etapa de abertura da Nascar Brasil, em Goiânia. Foto: Vanderley Soares

A empresa, por exemplo, é a fornecedora oficial de MILITEC 1 para a Nascar Brasil, braço nacional da famosa categoria norte-americana, que se uniu à Sprint Race, uma das principais disputas do turismo brasileiro.

Nenhum veículo vai para o grid sem antes receber no câmbio e no motor o tratamento com o produto número 1 em vendas no segmento. Já era assim com as máquinas da Sprint Race, da qual a MILITEC Brasil é parceira desde a criação em 2012.

Piloto MILITEC 1 na Nascar Brasil: o gaúcho Vitor Genz posa de macacão novo durante a Automec 2023. Foto: Renyere Trovão
Piloto MILITEC 1 na Nascar Brasil: o gaúcho Vitor Genz posa de macacão novo durante a Automec 2023. Foto: Renyere Trovão

“A participação da marca no automobilismo nacional possibilita levar as peças do carro à sua máxima performance. Quem ganha são os pilotos que estão competindo e a própria MILITEC, que acaba obtendo dos envolvidos um feedback sobre o seu produto”, salienta Vitor Genz, que recebeu na Automec o carinho dos visitantes  ̶ uma fila enorme se formou durante duas horas ao lado do estande para registrar um momento com o ídolo.

“Pudemos levar o automobilismo até o público e ter uma atenção olho no olho com ele, o que é muito importante. Também mostramos o novo macacão da nossa parceria”, complementa o piloto, que está entre os primeiros na classificação e na briga pelo título da temporada.

Fila ao redor do estande MILITEC Brasil para a sessão de autógrafos do piloto Vitor Genz. Foto: Renyere Trovão
Fila ao redor do estande MILITEC Brasil para a sessão de autógrafos do piloto Vitor Genz. Foto: Renyere Trovão

“Caminhando junto dos melhores”

Outra categoria lançada em 2023 e que também tem os carros tratados com o MILITEC 1 é a Marcas Racing Brasil (MBR). A disputa multimarcas coloca no grid veículos de rua preparados para competição. São modelos das montadoras Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford, Peugeot, Citroën, Hyundai, Toyota, Renault e Nissan.

“É fundamental estar ao lado de marcas como a MILITEC Brasil. Se você quer ser bom, caminhe junto dos melhores”, destaca Alexandre Lagana, promotor e organizador da MBR.

Quase todos os veículos da Marcas Racing Brasil são tratados com MILITEC 1: Foto: Divulgação/ MBR
Quase todos os veículos da Marcas Racing Brasil são tratados com MILITEC 1: Foto: Divulgação/ MBR

Não há como pensar em arrancada em solo nacional sem lembrar da MILITEC Brasil. A marca fez parte de toda a evolução do esporte, sempre incentivando os eventos. Seja nos inesquecíveis festivais organizados no extinto autódromo de Pinhais (PR) ou nos duelos de campeonatos brasileiros e estaduais no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A mais recente parceria envolve as provas na São Paulo International Dragway ou Spid Dragway, em Itatiba (a 60 km da capital paulista). A pista com 1.100 metros de extensão é considerada umas das melhores do Brasil, com padrão internacional e palco da Spid Cup, uma das maiores provas de arrancada na atualidade.

A MILITEC Brasil é parceira da Spid Dragway, uma das melhores pistas de arrancada no país. Foto: Divulgação/ Spid Dragway
A MILITEC Brasil é parceira da Spid Dragway, uma das melhores pistas de arrancada no país. Foto: Divulgação/ Spid Dragway

Segundo Eduardo Pereira, representante comercial do novo local, inaugurado em 2022, a MILITEC Brasil sempre acreditou na arrancada. “Apesar de ter um circuito pequeno em relação às outras competições, é a modalidade que tem um índice de desempenho maior. Ou seja, toda a potência e aceleração são despejadas numa reta de 201 ou 402 metros. Por isso, os carros que aceleram no limite extremo fazem uso do produto”, observa o antigo diretor da Força Livre Motorsport – empresa organizadora dos festivais.

Além do asfalto, a MILITEC Brasil apoia as disputas de arrancada na terra, no autódromo de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Leia também: Fundador diz que Força Livre Motorsport parou no auge, mas que a história ainda não acabou

O poder da velocidade: MILITEC Brasil desbrava o automobilismo com estilo e paixão

A jovem promessa Léo Parreira e seu kart número 28, apoiado pela MILITEC Brasil. Foto: Reprodução/ Instagram
A jovem promessa Léo Parreira e seu kart número 28, apoiado pela MILITEC Brasil. Foto: Reprodução/ Instagram

A MILITEC Brasil também tem uma atenção voltada para o kart, por entender que ele desempenha um papel importante ao fornecer aos pilotos uma modalidade acessível, educacional e competitiva para começar no automobilismo.

A marca costuma patrocinar vários eventos em toda a região Sul, além da escola de pilotagem do Hilton Laurelli, em São Paulo (SP). Dessa parceria, surgiu o apoio ao piloto paulista Leonardo Parreira, o Léo Parreira, de apenas 9 anos.

Léo e os seus troféus, ao lado de Paulo Germando, diretor da MILITEC Brasil, durante a Automec 2023, em abril. Foto: Divulgação
Léo e os seus troféus, ao lado de Paulo Germando, diretor da MILITEC Brasil, durante a Automec 2023, em abril. Foto: Divulgação

Ele participa de competições de kart em São Paulo na categoria mirim. E, com pouco mais de 1 ano de pista, já enfileirou vários troféus e medalhas no profissional, como, recentemente, a Copa São Paulo Light, disputada em Interlagos, e a V11 Aldeia Cup, em Aldeia da Serra (SP).

Léo Parreira visitou o estande da patrocinadora MILITEC Brasil, e deu seu primeiro autógrafo como piloto num boné da marca. A parceria começou em março deste ano.

“É muito importante o apoio da MILITEC para manter o Léo nos campeonatos em que participa. E para ele treinar mais vezes por mês, além de visar campeonatos maiores, como o Sul-Americano e o Brasileiro”, diz Leandro Parreira, pai da futura promessa do automobilismo.

No kart, a MILITEC Brasil também corre junto com o paranaense Paulo Henrique Zen desde 2008, ano em que estreou como profissional, aos 15 anos. De lá para cá, foram inúmeros campeonatos disputados e diversas conquistas, como o Sul-Paranaense de Kart e o Campeonato Metropolitano de Kart.

O kart 67, de Paulo Zen, usa o MILITEC 1 para melhorar a competitividade nas pistas. Foto: Clayton Medeiros
O kart 67, de Paulo Zen, usa o MILITEC 1 para melhorar a competitividade nas pistas. Foto: Clayton Medeiros

“O apoio da MILITEC proporcionou toda a estrutura necessária para eu competir em eventos de alto nível e alavancar minha trajetória no kartismo com a conquista de títulos”, pontua Paulo Henrique, hoje com 30 anos.

O piloto diz que o envolvimento de uma marca do tamanho da MILITEC Brasil é essencial para o fortalecimento do automobilismo brasileiro como um todo, promovendo seu crescimento, competitividade e sustentabilidade  ̶ lembrando que o uso do produto reduz o nível de emissão de poluentes, entre outras inúmeras vantagens.

Paulo Zen já conquistou o Paranaense e o Metropolitano de Kart. Foto: Arquivo pessoal
Paulo Zen já conquistou o Paranaense e o Metropolitano de Kart. Foto: Arquivo pessoal

Motociclismo com MILITEC Brasil: MotoGP, pilotos e corridas

A competição em duas rodas é mais um ambiente bem familiar para a MILITEC Brasil. Na motovelocidade, já patrocinou pilotos como o multicampeão Alex Barros, o maior nome da história do motociclismo nacional.

Mario Salles acelera na maior categoria de motovelocidade monomarca da América Latina e tem o apoio da MILITEC Brasil. Foto: LZ Fotos
Mario Salles acelera na maior categoria de motovelocidade monomarca da América Latina e tem o apoio da MILITEC Brasil. Foto: LZ Fotos

Há três anos, apoia Mario Salles Neto, 15 anos, na Yamalube R3 bLU cRU, categoria que integra o Brasileiro de Motovelocidade e é considerado o maior campeonato monomarca da América Latina, reunindo pilotos com idades entre 12 e 63 anos.

“É muito importante para um atleta ter investimento das marcas que acreditam em seu trabalho”, avalia Marcos Salles, pai do jovem piloto.

O piloto Mario Sales, de apenas 15 anos, estreou na temporada 2023 do Brasileiro com um pódio em Goiânia. Foto: LZ Fotos
O piloto Mario Sales, de apenas 15 anos, estreou na temporada 2023 do Brasileiro com um pódio em Goiânia. Foto: LZ Fotos

No motocross, a MILITEC Brasil corre junto com as equipes de Calistrat Neto desde quando ele era chefe da Honda Racing Brasil. Cale Neto, como é conhecido, diz que usava o MILITEC 1 no motor antes mesmo de chefiar a equipe Honda, numa equipe-satélite da marca japonesa e no time Escuderia X, do qual foi fundador.

“Na Honda passei a tratar outros componentes com MILITEC 1, como rolamentos e cabos, que acabam durando mais e ficam mais leves. E, agora, reforcei a aplicação no time Escuderia”, frisa o profissional, 14 vezes campeão brasileiro de Motocross e que neste ano retomou sua antiga equipe.

Cale Neto orienta piloto durante prova do Brasileiro de Motocross. Foto: Reprodução/ Instagram/ Escuderia X
Cale Neto orienta piloto durante prova do Brasileiro de Motocross. Foto: Reprodução/ Instagram/ Escuderia X

Ele explica que no motociclismo de elite há uma luta entre os pilotos na casa dos milésimos de segundo para andar na frente, sempre no limite. É onde os pequenos detalhes, como o uso do MILITEC 1, por exemplo, fazem uma grande diferença no final e pode definir o vencedor da corrida.

“No esporte de competição, riscamos todos os padrões ideais de segurança da indústria (para os componentes das motos) em prol de obter performance. E as marcas, como a MILITEC, têm de mostrar coragem e confiar no seu produto para fazer parte de um meio cruel para durabilidade das peças, sabendo que o risco de quebra é infinitamente maior (que no uso comum nas ruas e estradas)”, observa Cale Neto, que contou tratar também com MILITEC 1 o caminhão-carreta que transporta as motos da sua equipe.

Dudu Volpato acelera com MILITEC 1 no Motocross para cuidar do moto e aumentar a potência. Foto: Photofoes
Dudu Volpato acelera com MILITEC 1 no Motocross para cuidar do moto e aumentar a potência. Foto: Photofoes

Ainda no Motocross, o jovem Eduardo “Dudu” Volpato, de 17 anos, é piloto MILITEC nas categorias MX2, MX2 Jr e Intermediária Especial no Paranaense e no Brasileiro. A parceria já dura dois anos e com bons resultados, como o vice-brasileiro em 2021 e o título paranaense em 2022.

“O MILITEC 1 ajuda a não forçar tanto o motor, aumenta a potência, melhora a acomodação entre os anéis de pistão e as paredes do cilindro, reduz o atrito, a decomposição térmica e a corrosão, entre outros muitos benefícios”, lista o motociclista de Francisco Beltrão.

O paranaense Dudu Volpato é uma das revelações do motocross brasileiro. Foto: Photofoes
O paranaense Dudu Volpato é uma das revelações do motocross brasileiro. Foto: Photofoes

Pilotos e mecânicos – Os embaixadores apaixonados que impulsionam nossa marca

Outra categoria em que a MILITEC Brasil é parceria de longa data é a Copa Truck. A marca já acelerou no passado com pilotos renomados, como Diumar Bueno e Djalma Fogaça.  O MILITEC 1 é visto pelos pilotos e equipes como essencial para evitar quebras e diminuir os custos com o reparo de equipamentos.

“Nosso motor passou a durar mais de três corridas. Antes do MILITEC 1, em toda a prova, tinha de trocar o kit com bronzina, pistões e anéis”, revelou Djalma Fogaça à época da parceria em 2021, quando chefiava a equipe do filho Fábio Fogaça.

Nesta temporada, a MILITEC Brasil está ao lado do paulista Hiro Yano e seu Volvo número 39. Segundo Paulo Germano, sócio-diretor da MILITEC Brasil, os pilotos e mecânicos têm um papel fundamental para a evolução e fortalecimento da marca no país, não importa a modalidade em que participam.

A MILITEC Brasil patrocina o caminhão 39 de Hiro Yano na temporada 2023 da Copa Truck. Foto: Reprodução/ Instagram/ Hiro Yano
A MILITEC Brasil patrocina o caminhão 39 de Hiro Yano na temporada 2023 da Copa Truck. Foto: Reprodução/ Instagram/ Hiro Yano

“Eles veem os resultados obtidos com o produto, principalmente na redução de falhas nos equipamentos e na proteção e desempenho dos motores, e começam a indicar para os seus amigos e clientes, afinal, muitos têm oficina automotiva ou são parceiras delas”, afirma o empresário.

1 Comentário

  1. Paulo zen disse:

    Shooow de postagem Militec sempre presente nos grandes eventos apoiando o esporte motor. PARABÉNS

Deixe o seu comentário!