Com #Superpole, piloto MILITEC continua fazendo história na NASCAR Brasil
Gaúcho Vitor Genz é o primeiro a vencer sistema de qualificação na nova categoria e assume a vice-liderança na temporada.
Após ser um dos dois pilotos a vencer na estreia da NASCAR Brasil Sprint Race no início do ano, o piloto MILITEC, Vitor Genz, faz história novamente ao ser o primeiro da nova categoria a conquistar a #Superpole, na 4ª etapa, disputada em Cascavel (PR), no último dia 3 de junho. O gaúcho acabou cruzando a linha de chegada em sexto lugar e subiu para a vice-liderança na classificação da temporada 2023.
“Tenho esta pista tatuada no corpo literalmente. É uma pista muito especial e sempre tive bons resultados aqui. Cascavel sempre traz boas energias para nós. A P1 (posição 1) foi importantíssima para a tabela de classificação na PRO”, comenta Genz.

O prêmio especial garantiu ao piloto 25 pontos extras, além de um troféu para marcar o feito inédito. Ele ainda somou mais 10 pontos pela sexta posição na primeira corrida. Agora, o gaúcho está com 138 pontos contra 160 do paranaense e líder da competição, Júlio Campos, e dois pontos acima do pernambucano Beto Monteiro, com 136.
O sistema de qualificação (Q2) é destinado apenas para os cinco pilotos mais rápidos na Q1. Eles têm somente uma volta independente para cravar a melhor volta e posição número 1 no grid – a superpole.
A NASCAR Brasil volta às pistas no dia 30 de julho, na cidade de Goiânia, para a 5ª etapa da temporada e a primeira Special Edition. Esse torneio, que também é válido para a pontuação geral, é composto por duas etapas de regulamento exclusivo.
São computados os pontos nas três provas válidas em cada fim de semana, sendo que as duas primeiras definem o grid da prova final.
CARRO MILITEC 1 ENTRE “OS MAIS BONITOS”

Antes de os carros acelerarem no Autódromo Zilmar Beux, Vitor Genz já largava na pole com mais um triunfo conquistado: um Maxon Boost extra para ser usado durante a prova. O dispositivo eletrônico garante a injeção de maior potência na hora das ultrapassagens, por exemplo.
O benefício veio pela votação do “carro mais bonito da temporada 2023”, realizada com internautas e promovida pela NASCAR Brasil. O carro azul, branco e vermelho, com o logotipo do MILITEC 1 estampado nas laterais, foi o segundo mais votado, perdendo na final para o carro 54 de Diogo Moscato (BA).
BATIDAS ATRAPALHAM DESEMPENHO DE GENZ
A primeira corrida da etapa de Cascavel foi marcada por muitos toques e escapadas, duelos bastante acirrados e a presença do safety car na pista – inclusive na parte final da prova.
O carro número 46 de Vitor Genz manteve a liderança nas primeiras voltas. Ele travou uma batalha com Júlio Campos e Rafa Dias (SP). Genz se destacou nas duas primeiras paralisações com o carro de segurança.
No entanto, quando Genz e Campos estavam em uma disputa direta, Rafa Dias aproveitou a oportunidade para ultrapassar ambos e assumir a primeira posição. Infelizmente, um acidente grave na penúltima volta resultou em mais uma interrupção e encerrou a corrida com o safety car na pista.

“Fico remoendo as atitudes de pilotos experientes na pista. Quando cruzamos a linha do respeito nas disputas por posição aumentamos o risco do nosso esporte desnecessariamente”, desabafa Genz sobre a agressividade nas disputas observadas no autódromo paranaense.
• Assista como foi a 1ª corrida da 4ª etapa em Cascavel
“Vimos (em Cascavel) o jeito errado de atacar e defender posições. Pilotos se batendo lado a lado na reta. O meu pneu dianteiro esquerdo começou a vazar depois da porrada”, acrescentou o piloto para explicar a perda de desempenho, que o fez cair da pole para a sexta posição ao fim da corrida.
Já o diretor-geral e representante da NASCAR Brasil Sprint Race, Thiago Marques, classificou a etapa no Oeste do Paraná como muito satisfatória. “A primeira corrida foi acidentada, mas a segunda foi muito legal. O autódromo cheio e nessa cidade é maravilhoso, sem dúvida, uma das que mais gosto no país. Muito feliz em poder contribuir com esse show”, declarou o organizador.
Na segunda prova do dia também deu Rafa Dias, que pulou para quarto na classificação geral. Vitor Genz não disputou essa corrida porque fez rodízio do carro 46 com o companheiro de equipe Edgar Bueno Neto, natural de Cascavel, que terminou no 15º lugar.
CARROS TRATADOS COM MILITEC 1

A NASCAR Brasil repete quase todas as especificações técnicas das máquinas que corriam a GT Sprint Race. Os modelos de chassi tubular, com as bolhas do Mustang e do Camaro, continuam impulsionados pelo motor V6 3.6, de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg.
Todos os carros também são tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento. A MILITEC Brasil mantém o apoio que traz da Sprint Race desde o seu início, em 2012.
CLASSIFICAÇÃO GERAL DA NASCAR BRASIL SPRINT RACE
PRO
1) #1 Julio Campos / Léo Torres, 160 pontos
2) #46 Vitor Genz, 138 pontos
3) #88 Beto Monteiro / Alex Seid, 136 pontos
4) #11 Rafa Dias, 130 pontos
5) #54 Diogo Moscato, 104 pontos
6) #46 Edgar Bueno Neto, 103 pontos
7) #27 Rodrigo Sperafico / Lucas Mendes, 96 pontos
8) #9 Arthur Gama, 91 pontos
9) #2 Guga Lima, 38 pontos
10) #46 Raphael Teixeira, 35 pontos
PROAM
1) #32 Léo Reis / Rafa Reis, 202 pontos
2) #72 Giovani Girotto / Lourenço Beirão, 117 pontos
3) #87 Jorge Martelli, 113 pontos
4) #57 Fe Tozzo / João Bortoluzzi, 112 pontos
5) #28 Gui Backes, 108 pontos
6) #4 Pedro Bürger / Cayan Chianca, 88 pontos
7) #80 Rafael Seibel, 88 pontos
8) #98 Luan Lopes, 45 pontos
9) #2 Marco Garcia, 2 pontos
AM
1) #00 Henry Couto, 170 pontos
2) #78 Léo Yoshii, 128 pontos
3) #12 Edson Reis, 124 pontos
4) #7 Rômulo Molinari / Brendon Zonta, 123 pontos
5) #8 Alexandre Kauê, 108 pontos
6) #42 Fernando Nakamura, 90 pontos
7) #59 Cassiano Lopes / Dorivaldo Gondra Jr., 86 pontos
8) #8 Fabio Gubert, 78 pontos
9) #98 MC Gui, 74 pontos
10) #31 Roberto Possas, 52 pontos
0 Comentários