The King of Brazil: Festival No Prep acelera para os reis da arrancada
O No Prep Brasil foi criado em 2022 para tornar a arrancada mais acessível e democrática. Foto: @festivalnoprepbrasil
A 1ª edição do evento será no dia 2 de dezembro e vai reunir cerca de 70 pilotos e carros de diferentes regiões do país
O No Prep Brasil promove o The King of Brazil, um festival inédito que vai reunir cerca de 70 pilotos de diferentes regiões do país. O evento acontece no dia 2 de dezembro, na São Paulo Internacional Dragway (SPID), em Itatiba (SP), a 77 quilômetros da capital paulista.
A prova colocará lado a lado veículos com preparações distintas. Desde modelos originais, com potências que partem de 150 cavalos, a exemplares com modificações mais avançadas e motores poderosos, capazes de despejar 1,4 mil cv.
O torneio abrangerá oito categorias distintas para coroar os “reis do Brasil”: street, dianteira radial, dianteira slick, traseira radial, traseira slick, Import, 4×4 e Força Livre: street, dianteira radial, dianteira slick, traseira radial, traseira slick, Import, 4×4 e Força Livre.
Gol, Passat, Fusca, entre outros modelos clássicos, são os preferidos nas pistas de arrancada.
Foto: @festivalnoprepbrasil
Na pista, competem carros de rua, como os clássicos Fusca, Gol e Opala, além de importados de alta potência, principalmente das marcas Audi, BMW, Subaru e Mercedes, e, claro, veículos customizados para competição.
Como o próprio nome sugere, o No Prep Brasil, modalidade criada em janeiro de 2022, tem como regra número 1 competir numa pista “ao natural”, simulando a rua. Isso significa que não há aderência extra no piso de asfalto ou de concreto, como cola ou resina, para ajudar a obter maior tração, como acontece na arrancada tradicional.
Isso deixa os pegas ainda mais emocionantes, uma vez que os pilotos devem confiar apenas em sua própria habilidade para acelerar o mais rápido possível e vencer.
A nova categoria No Prep Brasil não utiliza preparação na pista com cola ou resina.
Foto: @festivalnoprepbrasil
“Esse é o propósito do No Prep Brasil: ser uma modalidade acessível e com duelos equilibrados”, diz Vado Brasileiro, responsável pela organização da categoria ao lado do sócio Joatam Ramos.
A melhor pista para arrancada
A 1ª edição do The King of Brazil estava marcada previamente para o início de novembro, no autódromo de Interlagos (SP), mas teve de mudar de data e local em função da realização do GP Brasil de Fórmula 1 na mesma época.
“Nossa casa é Interlagos. Temos competição lá o ano todo, com cerca de 100 participantes em cada etapa. Mas, como tinha a Fórmula 1, tivemos de adiar o evento e buscar outra pista”, explica Vado. Para dezembro, Interlagos receberá a última etapa da NASCAR Brasil Sprint Race.
A SPID, em Itatiba (SP), tem 1.100 metros de extensão e segue o padrão internacional.
Foto: spiddragway.com
E a escolha do novo palco não poderia ter sido melhor. A SPID, inaugurada no ano passado, é considerada perfeita para a arrancada. Ela foi idealizada pelo piloto de dragster e empresário Frigo, conhecido por “Grandão”.
A pista com 1.100 metros de extensão tem padrão internacional, com reta para puxadas de 201 metros e 402 metros – atualmente limitada a 201 metros por questão de segurança e escolha dos próprios pilotos.
O local também recebe a SPID Cup, uma das maiores provas de arrancada na atualidade. “Itatiba é a melhor pista do Brasil. A que chega mais próxima é a Velopark (em Nova Santa Rita/RS). Em matéria de estrutura, não tem local melhor”, diz Vado, que é piloto de arrancada e tem uma Caravan 1979, 6 cilindros, que alcança 1.000 cv.
O Caravan 1979 de Vado Brasileiro, organizador do No Prep Brasil. Foto: @vadobrasileiro
The King of Brazil quer resgatar festivais
Um dos objetivos do The King of Brazil é, num futuro próximo, resgatar os grandes festivais que aconteciam no autódromo de Pinhais. Para isso, a aposta é no autódromo de Interlagos, em São Paulo, palco das etapas da No Prep Brasil ao longo do ano.
De acordo com Vado Brasileiro, para 2024 estão previstas duas edições do evento, saltando dos atuais 70 pilotos projetados para este ano para, no mínimo, 100. O objetivo é colocar na pista carros de outras regiões do Brasil, indo além dos competidores desta edição oriundos de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O organizador adianta que já negocia a participação de pilotos da Argentina, Uruguai e Paraguai. “Por ser a primeira edição, a gente está tratando como um teste. A equipe da Spid Cup tem nos ajudado bastante. Eu sou piloto, por isso penso igual a eles, escuto muito e vejo o que eles precisam, assim conseguimos entregar qualidade para eles poderem andar”, finaliza Vado.
Carros importados têm uma categoria própria dentro do No Prep Brasil. Foto: spiddragway.com
Militec Brasil parceira da SPID
A Militec Brasil é parceira da São Paulo Internacional Dragway, apoiando as competições organizadas no local. O diretor de prova da SPID, Eduardo Pereira, destaca que a marca número 1 do segmento sempre acreditou na arrancada e é uma das responsáveis pelo sucesso da modalidade.
Ele conta que a parceria existe desde o ano passado e já adianta que o calendário de competições na pista em 2024 já está definido. “O Grandão desenhou essa pista com o intuito de ter eventos quase todo o fim de semana. Teremos, por exemplo, as cinco etapas do SPID Cup, com o Spid Fest fechando a temporada em novembro”, ressalta Edu, que foi um dos fundadores da extinta Força Livre Motorsport, responsável pelos megaeventos de arrancada no Autódromo Internacional de Curitiba.
Os carros que participam do No Prep Brasil chegam a ter 1,4 mil cavalos de potência.
Foto: @festivalnoprepbrasil
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