12 de outubro de 2021

Criador da Street Tribe, oficina referência em preparação no Brasil, revela por que só usa MILITEC 1 em seus projetos

Rhony Simomura teve um papel importante no desenvolvimento do drift e da arrancada no Brasil

A história da arrancada e do drift no Brasil tem um capítulo especial dedicado à Street Tribe Garage. A empresa de Londrina, no Paraná, criada em 1999, foi uma das primeiras a difundir no país duas das modalidades automobilísticas mais cultuadas por apaixonados em velocidade e manobras radicais.

Graças aos irmãos Rhonald e Rhobson Simomura, muitos competidores e apreciadores do universo a motor puderam ter acesso mais fácil a peças de alta performance, como as das marcas Beep Turbo e Ancona Racing. E, assim, puderam preparar e customizar os seus veículos para acelerar numa pista de corrida ou, simplesmente, dar um passeio cheio de estilo pelas ruas da cidade.

No mercado há mais de 20 anos, a Street Tribe Garage foi responsável por centenas de projetos para arrancada, drift e personalização. E, em todos os trabalhos, um detalhe sempre chama a atenção: o uso do condicionador de metais MILITEC 1.

“Procuro sempre orientar os clientes a adotá-lo. Eles até dizem que sou meio chato com isso, mas prezo pela durabilidade e segurança dos motores que preparo”, revelou Rhonald, de 39 anos, que também é piloto de arrancada da equipe Street Tribe.

Em um bate-papo com o blog MILITEC Brasil, Rhony, como ele é mais conhecido no meio profissional, relata o episódio inusitado que o fez virar um consumidor fiel do MILITEC 1 e também como surgiu a ideia de apostar no drift e na arrancada em solo brasileiro lá pelos idos de 1990.

A Street Tribe também foi parar no  YouTube , em que exibe seus projetos e tira as dúvidas de internautas sobre os serviços de preparação de veículos, acessórios automotivos, dicas automotivas, entre outros.

Blog MILITEC 1 – O que fez você não abrir mais mão do MILITEC 1 nos seus projetos dentro e fora das pistas?

Rhony Simomura – Eu já usava MILITEC 1 nas provas de arrancada das quais eu participava. Porém, não havia testado o produto em situações extremas. Em 2000, na Copa Paraná de Arrancada, tive um problema no cárter com o meu Gol 2.0 turbo, e não dava para corrigir entre uma bateria e outra. Então decidi competir sem óleo no cárter, usando apenas o MILITEC 1. Apesar de também estar vazando, ele já tinha fixado nas peças, o que me deixou mais tranquilo. Fiz duas puxadas sem óleo, somente com o MILITEC 1, e ainda consegui vencer.

A partir daí, nunca mais deixei de usar, tanto nos projetos de carros de competição quanto nos de passeio.

Blog MILITEC 1 – Quais são os tipos de motores que passam pela Street Tribe e usam o condicionador de metais?

Rhony Simomura – O principal foco da Street Tribe hoje são os carros quatro cilindros turbo, principalmente, os modelos Volkswagen AP, a paixão de boa parte dos brasileiros que gostam de preparação.

Entre os modelos de competição que projetamos com o MILITEC 1, estão: um VW Gol 1.9 turbo 1986, um VW Gol Força Livre 2.0 turbo e um VW Gol 1.6 Furgão 1986.

Já entre os projetos de rua, usamos o produto, por exemplo, numa VW Parati Surf 1.8 aspirado 1995, Ford Del Rey 1.6 original 1981, VW Kombi 1.6 a ar original 2005 e Nissan March 1.6 S original 2017.

Blog MILITEC 1 – Com a experiência de mais de duas décadas usando o MILITEC 1, qual é a principal vantagem que você destaca?

Rhony Simomura – Usamos o produto pela qualidade e pelos resultados comprovados pelos nossos próprios testes, tanto em competições quanto nas ruas.

A principal vantagem é o fato de a MILITEC Brasil ser uma empresa que está há anos no mercado e com a experiência em diversas aplicações e segmentos.

Veja mais sobre o que pensa a Street Tribe em relação ao MILITEC 1.

Blog MILITEC 1 – Qual é a diferença entre óleo lubrificante e MILITEC 1?

Rhony Simomura – A função do óleo é diferente da função do condicionador de metais. O primeiro, além de lubrificar, reduz a temperatura da peça, enquanto o MILITEC 1, por meio do processo de *adsorção, faz com que diminua ainda mais o atrito entre as peças e o metal tenha maior resistência.

O MILITEC 1 usa o fluido lubrificante como um “meio” para chegar aos componentes de maior atrito, sem alterar a composição original do óleo.

É importante salientar que o óleo não pode ser substituído completamente. São produtos que se completam e, na minha opinião, deveriam ser usados em qualquer tipo de motor.

É um produto com embalagem única no mercado. Está bem claro no rótulo como deve ser utilizado. Sempre recomendo a aplicação do MILITEC 1 a cada 20 mil quilômetros rodados e sempre com óleo e filtro novo.

Street Tribe explica por que as montadoras têm medo que consumidores usem MILITEC 1

Blog MILITEC 1 – Você indicaria o MILITEC 1 para que tipo de carro ou situação de uso do veículo?

Rhony Simomura – Devido à má qualidade do combustível nacional ou de procedência duvidosa, pode haver problemas até mesmo antes dos 100 mil quilômetros.

A aplicação do MILITEC 1 pode proteger melhor todos os componentes. Como disse anteriormente, por meio do processo de adsorção, o condicionador protege as peças reduzindo essa corrosão e a oxidação também.

Para quem não sabe, adsorção é o processo de fixação de molécula de uma substância na superfície de outra.

Street Tribe explica a maneira correta de usar MILITEC 1

Blog MILITEC 1 – Há laudos técnicos que comprovam a eficácia do MILITEC 1?

Rhony Simomura – Sim, existem laudos técnicos, realizados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que comprovam a eficácia do MILITEC 1 após ensaios realizados em laboratórios por profissionais da área de Tribologia (ciência que estuda o atrito).

Há ainda um laudo técnico da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que comprova a ausência total de ácido clorídrico na composição do produto.

Street Tribe mostra a verdade sobre o MILITEC 1

Blog MILITEC 1 – Como surgiu a ideia de criar a Street Tribe Garage?

Rhony Simomura – Veio quando eu e meu irmão Rhobson morávamos no Japão. Lá existia uma equipe de drift chamada Street Tribe. Voltamos para o Brasil e decidimos abrir uma loja em Londrina comercializando sons automotivos e acessórios para tunning.

Depois vieram as peças para veículos de alta performance, muito difíceis de se encontrar naquela época. Em 1999, surgiu a Street Tribe Garage, com a filosofia voltada para a tribo de rua que curte modalidades automobilísticas.

Com a explosão do filme “Velozes e Furiosos”, em 2001, a procura por acessórios e equipamentos de tunning cresceu. A Street acabou sendo uma das lojas pioneiras nesse conceito, a partir do conhecimento e da experiência que adquirimos em eventos e oficinas no Japão.

Além de preparar e de customizar os veículos, também competíamos na arrancada e nos apresentávamos em shows de drift. Chegamos a importar modelos clássicos da modalidade, como o Nissan Skyline R33 e o Nissan Silvia 180 SX.

Blog MILITEC 1 – A Street Tribe está com projetos em andamento?

Rhony Simomura – Sim. Estamos com sete veículos em construção. E preparando o primeiro modelo de carro que deu origem ao drift, o Toyota AE86. O projeto deve ficar pronto entre 2022 e 2023.

Nos últimos dois anos, focamos com força as arrancadas. Montamos veículos para as áreas 43 (Londrina), 44 (Maringá) e 011 (São Paulo).

Cada uma dessas regiões tem uma lista de 20 carros para a disputa do Armageddon, evento que reúne os preparados mais rápidos do Brasil – a disputa mais recente ocorreu no último mês de julho, em Balneário Camboriú (Santa Catarina).

Entenda o MILITEC 1

MILITEC 1 é o primeiro e melhor condicionador de metais, que protege o seu equipamento de verdade, porque é o único com a exclusiva tecnologia Dry Impregnated Lubrication. MILITEC 1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Chegando a esses locais, MILITEC 1 sai completamente do lubrificante e as moléculas de MILITEC 1 fixam-se na superfície metálica (adsorção*). Isso ocorre entre 38 OC e 66 OC, dependendo das condições de atrito e carga. O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica (não a endurece), tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa. Além do aumento da resistência metálica, MILITEC 1 reduz drasticamente o atrito, melhorando o aproveitamento de energia e resultando em aumento da potência ou diminuição do consumo, além de reduzir as emissões de gases poluentes.

*Adsorção é a fixação de molécula de uma substância na superfície de outra.

1 Comentário

  1. Marcelo Santana Dornelles disse:

    Estou começando no automobilismo, estou fazendo um corsa para correr no marcas 1.4 ,no rgs mas tive que parar por falta de dinheiro ,falta pouco para terminar ,se pudessem me mandarem algumas amostras agradeço muito, obrigado.

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