Dicas para manter o carro sempre com cara de novo
De atitudes simples ao volante à atenção na hora de lavá-lo, siga as regrinhas básicas de cuidados com o automóvel para evitar que ele envelheça com o passar dos anos.
O tempo é infalível para quem tem uma relação duradoura com o seu carro. As marcas de uso aparecem na lataria, no revestimento interno e, principalmente, no motor. Isso, aliado à falta de zelo na conservação e na manutenção, pode virar uma dor de cabeça para o proprietário e pesar no bolso, além de desvalorizar o veículo numa futura revenda.
Mas calma. Existem alguns cuidados que atenuam o desgaste natural e conseguem manter o automóvel com ar de novo por muito mais tempo. Assim, o motorista poderá curti-lo melhor e aumentar as chances de uma boa negociação na hora de passar adiante.
Listamos 10 dicas preciosas para preservar a saúde e o visual do veículo, que vão desde a forma de dirigir até a atenção na hora de lavá-lo.
1. Saia do vermelho

Sabe aquela faixa vermelha em destaque no fim do conta-giros, geralmente a partir das 6.500 rpm? Não está ali por uma mera questão estética. Significa que, se o ponteiro alcançá-la, estará ultrapassando o limite de rotação, podendo causar sérios danos ao propulsor. Então, evite acelerar até lá apenas pela satisfação de ouvir o motor gritar!
O advento da injeção eletrônica criou o chamado “corte de giro”, que acontece no meio da faixa vermelha. Nessa hora, o módulo do motor corta o fornecimento de combustível, a ignição ou mesmo as duas coisas, para proteger os componentes antes que o pior aconteça.
E ainda tem gente que gosta de colocar no ponto morto em alta velocidade, achando que estará economizando combustível. Além de causar um efeito contrário, a atitude desativa o freio motor e, na hora de engatar novamente, dependendo da posição da marcha e da velocidade do carro, o giro pode subir bruscamente até a faixa vermelha.
2. Calibragem em dia

É a dica que está em todas as listas quando o assunto é cuidar do carro. Isso mostra a importância de calibrar os pneus toda semana, se possível, para manter a pressão sempre no nível ideal.
Caso contrário, pode ocasionar deterioração precoce de todo o sistema de rodagem, como amortecedores, molas e, bandejas de suspensão.
Além disso, se estiverem acima ou abaixo da calibragem recomendada pela fabricante, eles perderão a performance estabelecida para sua composição, além de tornar o veículo mais gastão.
3. Tire a mão daí

Atire a primeira pedra quem nunca colocou a mão direita sobre a alavanca de câmbio só esperando a próxima troca! É um vício presente em praticamente 9 de 10 motoristas que dirigem com transmissão manual.
Isso pode ser até confortável, mas o desconforto virá na hora de encostar o carro no mecânico. O peso da mão força o mecanismo do conjunto, causando um atrito extra às peças e, consequentemente, o desgaste das engrenagens e anéis sincronizadores. Com o tempo o resultado é a dificuldade nas trocas, que passam a enroscar, e o surgimento de barulho.
4. Fuja do cocô de passarinho

Evite deixar fezes de pássaros no carro por dias, esperando a próxima lavagem para retirá-las. Além de serem nojentas e de agredirem o visual, elas podem manchar a lataria caso não sejam removidas rapidamente.
Se o estrago já estiver feito, não tente remover em casa com gasolina, tíner ou algo do gênero. O ideal é levar o veículo para uma oficina especializada.
O melhor mesmo é não estacionar embaixo de árvores para o veículo não virar um alvo em potencial. Também é importante certificar-se de que não ficará debaixo de uma goteira de cimento ou próximo a um serviço de pintura.
5. Banho com carinho

Manter o carro sempre com aparência de novo requer cuidados na aplicação dos produtos. Não use componentes químicos agressivos, como querosene. Isso detona a pintura. O indicado é detergente ou sabão neutro, sempre acompanhados de acessórios apropriados, como luvas ou panos de microfibra.
Ao levar no lava- jato, veja se o funcionário começa pelo teto. Se não, peça que faça isso. Caso inicie por baixo, a bucha ou o pano podem pegar terra respingada das rodas, o que provavelmente irá riscar a lataria.
Se optar pela limpeza a seco, saiba que o serviço costuma usar esfregões enormes, que podem prejudicar a pintura e até a lataria.
Automóvel exposto ao sol e à chuva com frequência necessita de um enceramento a cada três meses, pelo menos.
Confira alguns vilões da lavagem:
• uso de flanelas;
• uso de detergente de cozinha;
• passar cera excessivamente e sem técnica;
• esfregar o carro sem jogar água;
• secar o veículo no sol.
6. Escove os faróis
Com o passar dos anos, as lentes dos faróis tendem a ficar um pouco amarelas por causa da oxidação. Não se preocupe em trocá-las. Há uma técnica caseira que costuma trazer bons resultados: use uma esponja e uma pasta de dente para clarear o vidro.
Também é possível usar detergente, bicarbonato de sódio e vinagre para clarear as lentes.
7. Arrume qualquer batidinha para evitar ferrugem

Qualquer motorista, por mais cuidadoso que seja, está sempre sujeito a pequenas batidinhas, seja na hora de estacionar ou devido a uma desatenção no trânsito.
E aí fica aquele pequeno amassado. Além de comprometer o lado estético, não reparar o dano o mais breve possível pode ocasionar uma ferrugem no local, deixando o visual ainda pior.
8. Cuidado com a insolação
Há regiões no país nas quais a incidência do sol é muito grande. E nem sempre existe uma vaguinha coberta para estacionar.
Pois saiba que os raios solares desgastam muito a pintura, acelerando o processo de envelhecimento dos plásticos e da pintura, assim como ocorre com a pele humana.
Se o veículo é branco, ele fica amarelo; se é vermelho, fica rosado; se é preto, acaba desbotado.
Em paradas longas, encontre uma sombra sempre que possível. Lembrando-se de evitar estacionar embaixo de árvores para fugir do cocô de pássaros.
9. Check-up frequente

Outra dica padrão para quem se preocupa com o automóvel, a revisão periódica confere se está tudo em ordem com a saúde do veículo. É só seguir o manual do veículo e tudo ficará bem com os sistemas de lubrificação e refrigeração, com as velas, correia dentada e filtros, entre outros itens.
10. Trate bem o seu carro
Só que nenhuma das dicas anteriores podem ajudar a manter o seu carro novo se você não tratá-lo bem no dia a dia. Isso significa conduzi-lo sempre com precaução.
Entre os cuidados estão o de evitar pisar bruscamente na embreagem, passar de lado nas lombadas, fazer esforço no volante durante as curvas, arrancar em subidas “cantando” o pneu, acelerar em demasia sem necessidade, etc.
MILITEC 1 previne desgastes e aumenta a vida útil do motor
A conservação do motor é um dos requisitos mais importantes para o estado do carro ser classificado como novo! E, além dos cuidados já citados anteriormente, uma medida que vai ajudar a manter em dia a saúde do propulsor é o uso regular de MILITEC 1. Em casos normais, a aplicação é feita a cada 20.000 km.
O produto referência no mercado automotivo tem como uma de suas funções diminuir o atrito entre as peças móveis do motor. Dessa maneira, reduz significativamente o desgaste e aumenta a vida útil dos componentes.
Além disso, o esforço será menor para colocar o veículo em movimento, resultando no consumo mais eficiente de gasolina, etanol ou diesel.
MILITEC 1 protege nas partidas a frio (momento em que não há óleo lubrificante circulando pelo motor, deixando os componentes expostos ao desgaste), impactando diretamente a preservação das peças.
E, de quebra, aumenta a potência plena do propulsor, aliando o baixo consumo com o bom desempenho.
Entenda o MILITEC 1
MILITEC 1 é o primeiro e melhor condicionador de metais, que protege o seu equipamento de verdade, porque é o único com a exclusiva tecnologia Dry Impregnated Lubrication. MILITEC 1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Chegando a esses locais, MILITEC 1 sai completamente do lubrificante e as moléculas de MILITEC 1 fixam-se na superfície metálica (adsorção*). Isso ocorre entre 38º C e 66º C, dependendo das condições de atrito e carga. O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica (não a endurece), tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa. Além do aumento da resistência metálica, MILITEC 1 reduz drasticamente o atrito, melhorando o aproveitamento de energia, resultando em aumento da potência ou diminuição do consumo, além de reduzir as emissões de gases poluentes.
*Adsorção é a fixação de molécula de uma substância na superfície de outra.
3 Comentários
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Olá
Ford Trânsit vai 9 litros de óleo no motor, quanto de militec devo usar?
Olá Edgard, pedimos que entre em contato com nossa equipe pelo fone 0800 645 4832
Produto muito bom mesmo show de bola