Manutenção preventiva: saúde para o carro e segurança para a família
A revisão periódica garante uma série de vantagens para o veículo e para o seu bolso. Confira quais os itens que não podem ficar de fora da verificação
Há motoristas que cuidam do carro como se zelassem pela própria saúde. Afinal, consideram o veículo, praticamente, um integrante da família. Mas também não é incomum aquele proprietário que relaxa nas manutenções preventivas, da mesma forma que existem pessoas que ignoram o check-up médico regular.
Manter a atenção periódica é essencial para o bom funcionamento tanto do veículo quanto do corpo, evitando surpresas desagradáveis e prejuízos inesperados.
A seguir, mostramos por que é importante se ter a manutenção em dia e as vantagens que isso traz:
O que é manutenção preventiva?
A principal função do serviço é verificar componentes do veículo para antecipar futuros problemas, como avarias, desgastes e quebras.
O período entre as verificações vem especificado no manual do proprietário ou em outros meios mais modernos de consulta, como aplicativos do fabricante.
Esse intervalo se baseia em estudos de durabilidade das peças, conforme a média de uso de cada tipo de veículo.

Quais são as vantagens da revisão periódica?
Apesar de muitos ignorarem a verificação frequente de itens importantes do carro, o serviço preventivo traz uma série de benefícios ao automóvel, que são indispensáveis para que ele trafegue sem imprevistos e sustos no dia a dia.
Entre as vantagens, estão:
Economia
A manutenção preventiva feita no tempo correto é sinônimo de economia. Deixar de realizá-la pensando em não gastar é o famoso barato que pode sair caro no futuro.
Uma peça quebrada e o mau funcionamento do veículo – algo que poderia ser previamente identificado em uma manutenção de rotina – vão pesar bem mais no bolso.
Segurança
É a vantagem mais importante a se considerar. A falta do serviço preventivo pode transformar o veículo em uma bomba-relógio, principalmente para quem viaja com frequência.
Imagine que o seu carro está numa velocidade mais alta ou numa curva e, de repente, apresenta problemas nos freios, pneus ou uma pane elétrica.
A consequência pode ser até um acidente mais grave envolvendo você e a sua família.
Eficiência
Se o veículo está funcionando de forma adequada, com as componentes revisados e dentro da normalidade de operação, o reflexo disso será visto no consumo de combustível. Menos paradas em postos vão gerar uma boa economia de dinheiro ao longo do tempo, sem contar que o veículo irá poluir menos o meio ambiente.
Valorização
Ninguém gosta de perder dinheiro na hora de revender o automóvel, não é? E uma das maneiras de valorizá-lo é apresentando ao comprador as notas e os carimbos no manual que comprovam a passagem do veículo por revisões frequentes.
Itens verificados
Quase todos os fabricantes de veículo e oficinais especializadas seguem um procedimento-padrão nos itens verificados e na forma de realizar a revisão. A seguir, confira quais são os componentes que não podem ficar de fora da lista:
Pneus
É imprescindível verificar o nível de desgaste do componente, efetuando a troca quando houver necessidade. Um pneu no fim da vida útil ou “careca”, por exemplo, pode comprometer a segurança numa frenagem de emergência.
Além disso, é importante o rodízio de tempos em tempos para que o desgaste ocorra de maneira uniforme.
E lembre-se de que qualquer manuseio feito no pneu, como a troca inesperada por furo ou uma batida mais forte num buraco, pode exigir que o alinhamento seja refeito.
Suspensão
Outro componente que afeta diretamente a segurança do veículo, com risco de acidentes caso não ocorra a manutenção frequente. O conjunto sofre com o desgaste natural com o tempo ou quando está mal condicionado. Isso também deixa o automóvel bastante desconfortável ao trafegar.
Fluido de freios
Líquido que atua no sistema hidráulico de frenagem e garante o seu bom funcionamento. Só que ele pode secar ao longo tempo, fazendo com que os freios percam a sua eficiência.
Mesmo com esse risco enorme, é um item que, geralmente, foge à preocupação dos proprietários.
Óleo do motor e outros líquidos
O fluido lubrificante é relativamente barato diante do estrago que pode ocasionar caso o nível do óleo não esteja adequado ou a data de troca esteja vencida. O reparo do motor fundido, por exemplo, pode custar até um terço do valor do veículo.
O MILITEC 1 (leia mais) é outro componente que contribui muito para que as peças do motor trabalhem de maneira harmoniosa, reduzindo o atrito entre elas.
O resultado é um melhor desempenho do propulsor, garantindo a potência plena e melhorando a performance do veículo. Também favorece o menor consumo e diminui o desgaste do metal, o que impacta a redução do custo de manutenção e a maior durabilidade do motor.
Filtros
O filtro de ar e de combustível também merecem atenção periódica para evitar surpresas. O filtro de óleo deve ser substituído sempre na troca do fluido do motor.
Qual é o intervalo entre as manutenções preventivas?
Ele deve respeitar o tempo e a quilometragem previstas pelo fabricante no manual do usuário. Dependendo da marca automotiva, a indicação é que seja feita de 6 em 6 meses, ou a cada 10 mil quilômetros rodados, principalmente nas verificações mais básicas, como óleos e filtros.
Mas, em caso de viagens mais longas, é importante vistoriar os principais itens do veículo, como pneus, óleo, suspensão, filtros e freios.
E tenha sempre em mente que a manutenção preventiva garante que você possa rodar tranquilo, o que trará benefícios para o seu bolso e, principalmente, para a segurança de toda a sua família.
Sempre deixe uma reserva financeira para que o carro nunca fique sem a devida revisão periódica.
Entenda o MILITEC 1
MILITEC 1 é o primeiro e melhor condicionador de metais, que protege o seu equipamento de verdade, porque é o único com a exclusiva tecnologia Dry Impregnated Lubrication. MILITEC 1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Chegando a esses locais, MILITEC 1 sai completamente do lubrificante e as moléculas de MILITEC 1 fixam-se na superfície metálica (adsorção*). Isso ocorre entre 38 ºC e 66 ºC, dependendo das condições de atrito e carga. O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica (não a endurece), tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa. Além do aumento da resistência metálica, MILITEC 1 reduz drasticamente o atrito, melhorando o aproveitamento de energia e resultando em aumento da potência ou diminuição do consumo, além de reduzir as emissões de gases poluentes.
*Adsorção é a fixação de molécula de uma substância na superfície de outra.
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