GT Sprint Race fecha temporada celebrando a Nascar Brasil
Londrina definiu os últimos campeões de 2022. Circuito paranaense será palco da nova categoria, que estreia no próximo ano numa parceria com a modalidade norte-americana
A GT Sprint Race encerrou a temporada 2022 em Londrina (PR) já de olho na nova categoria que nasce em 2023: a Nascar Brasil Sprint Race. A união da principal modalidade do automobilismo nos Estados Unidos com a sensação do gran turismo brasileiro foi anunciada em novembro passado e promete elevar o nível do esporte a motor no país, inclusive com a presença de circuitos ovais, comuns na disputa norte-americana.
A etapa derradeira no Autódromo Internacional Ayrton Senna aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro e fechou um dos anos mais competitivos em 11 temporadas. As duas corridas, no formato Match Point, no qual dobra a pontuação em cada prova, definiram os títulos da Overall e do campeonato Brasil.
No Overall, que compreende as nove etapas e 21 corridas do calendário, os campeões foram Rapha Teixeira, na PRO, Giovani Girotto, na AM, e Arthur Gama, na PROAM, que levou também o troféu do Rookie Of The Year (melhor estreante). Além destes, Antônio Junqueira recebeu o prêmio de Piloto Revelação.
Já a dupla Sérgio Ramalho (PE) e Luciano Zangirolami (SP), na categoria PRO, e os pilotos Giovani Girotto (PR), na AM, e Arthur Gama (RS), na PROAM, garantiram os melhores desempenhos em uma das mais disputadas edições do campeonato Brasil.
Na Special Edition, os campeões foram conhecidos na etapa de Goiânia, no início de novembro (veja toda a classificação mais abaixo).

“A categoria, o nível dos pilotos e dos carros e a audiência na tevê vêm crescendo ano a ano. Hoje é o principal evento de pessoas presentes na arquibancada, e aí eu computo a junção Sprint Race e Copa Truck no mesmo fim de semana”, comemora Thiago Marques, CEO da GT Sprint Race.
Ele diz que foi um ano de tirar o fôlego, valorizando ainda mais os pilotos, uma vez que é somente uma equipe responsável pela preparação dos veículos, deixando-os em igualdade mecânica. “Cada etapa foi uma briga diferente, uma confusão. Tanto que chegamos à última etapa, após 21 corridas, com as três categorias ainda em aberto para decidir o título.”
NASCAR Brasil estreia em março de 2023

As conversas sobre a Nascar Brasil Sprint Race prometem dividir a atenção nos bastidores da etapa paranaense. A largada para a nova categoria ocorrerá em março de 2023, com a prova em Santa Cruz do Sul (RS). O calendário terá oito corridas nos principais circuitos do país, com as etapas de Interlagos, em São Paulo, acontecendo em 30 de abril e 6 de agosto.
NASCAR Brasil Sprint Race 2023:
Etapa 1 – 26 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 2 – 30 de abril – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 3 – 4 de junho – Londrina (PR)
Etapa 4 – 2 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 5 – 6 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 6 – 17 de setembro – Velocitta (SP) / Goiânia (GO)
Etapa 7 – 15 de outubro – Tarumã, Viamão(RS)
Etapa 8 – 19 de novembro – Goiânia (GO)
A novidade brasileira se junta à Nascar México, Nascar Pinty (Canadá) e Nascar Whelen Euro – as três outras presenças internacionais sob a bandeira da Nascar dentro do projeto Nascar Series. No próximo ano, a competição estará presente em 12 países diferentes em três continentes.
Segundo Thiago Marques, é um marco e uma conquista para o automobilismo nacional, além de ser um motivo orgulho para quem respira velocidade. O CEO da Sprint diz que Nascar Brasil trará alguns dos conceitos americanos de competição, o que é uma oportunidade sem precedentes, principalmente em tecnologias para a segurança e interação maior entre público e plioto.
“Depois que apresentamos a novidade fiquei assustado com o número de apaixonados e de fãs por essa categoria. Passei a dar um valor ainda maior, porque vi ser um negócio diferenciado. Lá no EUA, a Nascar é um show à parte, muito maior que Fórmula Indy ou Fórmula 1”, destaca.
Na visão de Chad Seigler, vice-presidente Internacional da Nascar, o Brasil é um local perfeito para receber a primeira competição na América Latina, pela sua riqueza histórica e cultural no esporte a motor.
“A Nascar Brasil Sprint Race vai mostrar o verdadeiro show que é a disputa lado a lado que define tão bem a modalidade, dando a enorme experiência aos fãs brasileiros a sensação de fazer parte deste evento”, ressalta.

União de forças e intercâmbio
A primeira conversa para colocar o Brasil no calendário da Nascar Series surgiu em janeiro de 2021. O promotor de eventos Carlos Col, responsável pela Copa Truck e parceiro de Thiago Marques, enxergou a GT Sprint Race com grande potencial para atrair os diretores da categoria norte-americana. E eles ficaram entusiasmados ao serem apresentados à modalidade brasileira. A parceria, então, foi selada oficialmente em novembro deste ano.
“Estamos honrados em unir forças para criar a Nascar Brasil Sprint Race. A GT Sprint Race tem proporcionado corridas emocionantes aos fãs desde 2012 e esta parceria ajudará a levá-la ao próximo nível, com a introdução de mais corridas ao estilo da Nascar, incluindo futuras corridas em pistas ovais”, valoriza Col.

A expectativa é que a competição abra novos caminhos para que os melhores pilotos, mecânicos, engenheiros das equipes possam almejar participar da Nascar nos Estados Unidos. Além disso, Thiago Marques diz que haverá um intercâmbio entre EUA e Brasil já a partir de 2023 de equipes e pilotos.
Um competidor da Nascar americana vai participar de uma etapa brasileira. E ainda existe o projeto para jovens pilotos, de 16 a 22 anos de idade, disputarem uma seletiva mundial valendo vaga para uma temporada completa numa das categorias de base da modalidade americana.
“Eles acreditam muito que dentro de quatro a cinco anos terão um brasileiro da Nascar Brasil correndo na Nascar Cup”, revela.
Sem mudanças no carro da Sprint
Para a temporada 2023 da Nascar Brasil Sprint Race quase nada das especificações técnicas atuais dos carros vai ser mudado. Os modelos de chassi tubular manterão o motor V6 3.6 de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg.
Todos os carros também continuarão a ser tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento. A MILITEC Brasil é parceira da Sprint Race desde o seu início em 2012.
Thiago explica que o carro da Sprint Race é mais tecnológico do que o da Nascar, com um conceito mais moderno de eletrônica e competição, além do motor mais compacto, uma tendência mundial. “O grande diferencial da Nascar é o show para o público. Mas, vamos implementar o conhecimento deles em segurança dos carros e pilotos”, avalia.
A modalidade brasileira também deve adotar algumas regras da Nascar, como relargada em fila dupla, inserção de “Lucky Dog” – passe livre ao carro que tem uma volta a menos recuperá-la – e autonomia ao diretor da prova em estender a corrida para não fechar a disputa com safety car em pista.
Também haverá R$ 500 mil em prêmio para ser distribuídos ao longo da temporada aos melhores colocados de cada corrida. Além disso, os três campeões (um por divisão) serão laureados na cerimônia de premiação da Nascar Awards nos EUA.
Classificação final 2022
OVERALL
PRO
1° 21 Raphael Teixeira/ Thiago Camilo* 411/ 391 pontos
2° 13 Rafael Dias 339
3° 87 Rodrigo Sperafico/Jorge Martelli 301
*Dividiram o carro na temporada
AM
1º 72 Giovani Girotto 418 pontos
2° 78 Léo Yoshii 379
3° 17 Walter Lester 273
PROAM
1° 09 Arthur Gama 402 pontos
2° 54 Diogo Moscato 376
3° 18 Dudu Trindade 354
BRASIL
PRO
1° 19 Luciano Zangirolami/Sérgio Ramalho 206 pontos
2° 21 Thiago Camilo/Raphael Teixeira* 205/185
3° 13 Rafael Dias 198
*Dividiram o carro na temporada
AM
1° 72 Giovani Girotto 266 pontos
2° 78 Leo Yoshii 250
3° 17 Walter Lester 201
PROAM
1° 09 Arthur Gama 237 pontos
2° 18 Dudu Trindade 226
3° 54 Diogo Moscato 198
SPECIAL EDITION
PRO
1° 21 Thiago Camilo/Raphael Teixeira* 206 pontos
2° 87 Rodrigo Sperafico/ Jorge Martelli 159
3° 13 Rafael Dias 141
*Dividiram o carro na temporada
AM
1° 72 Giovani Girotto 152 pontos
2° 19 Luís Debes 134
3º 78 Léo Yoshii 129
PROAM
1° 54 Diogo Moscato 178 pontos
2° 09 Arthur Gama 165
3° 18 Dudu Trindade 128
ROOKIE OF THE YEAR
1° 09 Arthur Gama 257 pontos
2° 54 Diogo Moscato 176
3° 12 Edgar Bueno Neto 90
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