13 de junho de 2024

NASCAR Brasil: pilotos MILITEC 1 encaram velhos conhecidos e novos talentos

Temporada 2024 chega à metade com Vitor Genz e Gabriel Casagrande brigando pela liderança do campeonato

A NASCAR Brasil chega à metade da temporada marcada por um provável duelo dos pilotos MILITEC 1 Vitor Genz e Gabriel Casagrande com velhos conhecidos de outras categorias do automobilismo. Eles ganharam a companhia dos experientes Cacá Bueno e Valdeno Brito. Novidades que prometem deixar a briga pelo pódio ainda mais acirrada e impactar na liderança do campeonato. 

A 4ª etapa, que acontece neste fim de semana (15 e 16 de junho) no Autódromo Potenza, na região de Juiz de Fora (MG), projeta ser uma das mais emocionantes do ano. Ao lado dos pilotos consagrados vão acelerar jovens talentos que estão andando muito rápido e se destacando em 2024.

Gabriel Casagrande já cruzou a linha de chegada em primeiro por duas vezes na temporada 2024. Foto: Luciano Santos/ SIGCom
Gabriel Casagrande já cruzou a linha de chegada em primeiro por duas vezes na temporada 2024. Foto: Luciano Santos/ SIGCom

O paulista Léo Reis, por exemplo, é o líder do Campeonato Brasil — a principal categoria —, com 116 pontos, apenas dois de diferença para o gaúcho Vitor Genz, vice-líder, e 12 pontos à frente de Gabriel Casagrande, terceiro colocado. O paranaense faz dupla com o paulista Alex Seid no carro MILITEC 1, número 83.

“A NASCAR vem evoluindo muito da temporada passada para cá, no sentido de profissionalização, ativações para patrocinadores e também no nível dos pilotos, que está aumentando bastante. Cacá e Valdeno são bem competitivos, assim como a galera nova que vem chegando aí, como o Léo Reis e o Rafa Dias”, avalia Genz.

Já na opinião de Casagrande, quanto mais nomes consagrados tiver a NASCAR Brasil, mais prestígio os resultados e as disputas terão ao longo do ano. 

“É muito bacana que os dois estejam entre nós. São pilotos que conquistaram tudo por onde passaram. E, faremos o possível para deixá-los para trás”, deu o recado o campeão da categoria PRO AM em 2023.

ATRÁS DA SEGUNDA VITÓRIA

A ótima regularidade na temporada faz o vice-líder ser um dos favoritos na prova de Potenza. Genz busca a segunda vitória no ano, após vencer em Goiânia, na segunda etapa. 

“Estamos praticamente empatados na liderança, o que já é um excelente resultado, mas precisamos buscar vitórias agora. Vamos trabalhar com as mudanças que fizemos no carro, especialmente nos ajustes de pré-carga, sobre os quais aprendemos bastante na última etapa”, disse o piloto do carro 46.

A primeira vitória de Vitor Genz na NASCAR Brasil 2024 foi em Goiânia, na segunda etapa. Foto: Reproducao_YouTube
A primeira vitória de Vitor Genz na NASCAR Brasil 2024 foi em Goiânia, na segunda etapa. Foto: Reproducao_YouTube

Na última prova, em Londrina, o gaúcho fez a Super Pole e ainda chegou em segundo na corrida 1 e em terceiro na 2, a Night Challenge, realizada à noite. O gaúcho tem também um segundo lugar na etapa 2, em Campo Grande (MT).

“Estamos pontuando bem e prontos para melhorar ainda mais. Tivemos algumas dificuldades por pequenos problemas no carro, o que nos deixou um pouco para trás em algumas corridas. Mesmo assim, conseguimos pódios e posições no top 3”, observou.

A dupla do carro 83 também pontuou em todas as corridas até agora, por isso a temporada está sendo avaliada como muito positiva. Casagrande ressaltou que já esperava uma briga acirrada na ponta da tabela, pois sabe do equilíbrio que é correr na NASCAR. 

“As vitórias vêm nos detalhes e vamos nos dedicar cada vez mais para seguir na luta pelo título e conquistá-lo no fim da temporada”, disse o piloto MILITEC 1.

Para ele, dividir o carro com o Alex Said está sendo muito bom. “Ele é uma excelente pessoa e tem feito um trabalho perfeito ao cuidar do carro e dos pneus”, pontuou. 

SIMULADOR PARA CORRER EM POTENZA

O palco da quarta etapa é inédito para Vitor Genz. O autódromo Potenza foi o local escolhido para substituir a prova de Santa Cruz do Sul (RS), que ficou inviabilizada com a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

O gaúcho lamentou não correr em Santa Cruz, uma pista que conhece muito bem, da mesma forma que se solidarizou com as vítimas do seu estado.  

Carro 46 de Vitor Genz traz a frase de apoio aos conterrâneos gaúchos. Foto: Luciano Santos/ SIGCom
Carro 46 de Vitor Genz traz a frase de apoio aos conterrâneos gaúchos. Foto: Luciano Santos/ SIGCom

Santa Cruz do Sul foi uma das cidades mais atingidas pelas inundações das chuvas, por isso toda a renda da prova de Potenza será revertida para o município do Rio Grande do Sul.

Sobre Potenza, inaugurado em 2020, Genz afirmou que nunca correu. “Nem sei para que lado vira, se é no sentido horário ou anti-horário. Será um grande desafio. Já falei com alguns pilotos e sei que não é uma pista tão difícil de aprender, mas sendo nova, disputar posição nela sempre traz surpresas.”

O vice-líder da temporada revelou que por desconhecer o circuito mineiro iria se preparar no simulador. Genz é uma das referências no país quando assunto é pilotagem virtual. Ele promove o maior curso do gênero no país.

“Embora o simulador não seja perfeito, ele ajuda bastante a ter uma boa noção para chegar lá o mais preparado possível. Vamos em busca da vitória e da liderança no campeonato”, disse o competidor
MILITEC 1.

GRID INVERTIDO É A NOVIDADE 

Uma das novidades da NASCAR Brasil que vai acontecer na prova mineira é o desafio “Sprint Race”, com uma dinâmica inédita para o treino classificatório, incluindo inversão do grid para as duas corridas do fim de semana, a disputa do troféu Super Pole e a pontuação válida como uma corrida. 

No primeiro treino classificatório (Q1), com duração de 15 minutos, todos os pilotos competem e o resultado define o grid de largada do 7º colocado em diante para a Corrida 1. 

Já a Super Pole, definida pelo “Sprint Race” de cinco voltas com os seis primeiros colocados do Q1, envolve a inversão das posições e o uso do NASCAR Boost. 

Assim, as posições de largada ficariam da seguinte forma: o 1º colocado da Super Pole inverte para a 6ª posição e recebe o direito de cinco acionamentos do NASCAR Boost; o 2º lugar em 5ª posição (quatro NASCAR Boost); o 3º lugar na 4ª posição (três NASCAR Boost); o 4º lugar na 3ª posição; o 5º lugar para a 2ª posição e o 6º lugar na 1ª posição (4º ao 6º lugares não têm direito ao NASCAR Boost).

Os resultados dessa corrida determinam a formação final do grid para a primeira corrida. A pontuação do treino classificatório é equivalente a uma corrida, e o grid da segunda corrida é definido pelo resultado da primeira, com a inversão dos seis primeiros colocados novamente.

CARROS TRATADOS COM MILITEC 1

Os carros da NASCAR Brasil possuem chassi tubular, com as bolhas do Mustang e do Camaro. Eles aceleram com motor V6 3.6, de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg.

Todos os veículos são tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento. A MILITEC Brasil mantém o apoio que traz da Sprint Race desde o seu início, em 2012.

Gabriel Casagrande, que divide o carro com Alex Said, é o atual terceiro colocado na temporada. Foto: Rodrigo Guimarães/ HD
Gabriel Casagrande, que divide o carro com Alex Said, é o atual terceiro colocado na temporada. Foto: Rodrigo Guimarães/ HD

CLASSIFICAÇÃO DA NASCAR BRASIL SPRINT RACE

Campeonato Brasil

1) #32 Léo Reis (SP) 116 pontos

2) #46 Vitor Genz (RS) 114 pontos

3) #83 Gabriel Casagrande (PR)/ Alex Seid (SP) 104 pontos

4) #45 Rafa Dias (SP)/ #20 Lourenço Beirão (POR) 76 pontos

5) #27 Sergio Ramalho (PE)/ Lucas Mendes (MT) 69 pontos

Challenge

1) #87 Jorge Martelli (MT) 96 pontos

2) #32 Gui Backes (SC) 81 pontos

3) #22 Victor Andrade (SP) 77 pontos

4) #57 Luís Trombini (PR) 64 pontos

5) #78 Léo Yoshii (PR) 63 pontos

NASCAR Brasil – Etapas 

Etapa 1: 17 de março – Campo Grande (MS)

Etapa 2: 14 de abril – Goiânia (GO) #ovaltrack

Etapa 3: 11 de maio – Londrina (PR) #nightchallenge

Etapa 4: 16 de junho – Potenza (MG) #inverserace

Etapa 5: 4 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP) #Special Edition

Etapa 6: 1º de setembro – Cascavel (PR) #100miles

Etapa 7: 13 de outubro – Tarumã (RS) #matchpoint

Etapa 8: 17 de novembro – a confirmar #Special Edition

Curtiu a publicação sobre a NASCAR Brasil Sprint Race? Confira também outros conteúdos que você pode gostar!

 MILITEC 1 garante aumento imediato de potência em teste no dinamômetro

 MILITEC Day: vendedores vivem uma experiência única na NASCAR Brasil

 Da emoção do kart à grandeza da NASCAR Brasil: MILITEC acelera nas competições brasileiras

 Família Marques: meio século acelerando o automobilismo nacional

 Fãs da MILITEC 1 dão adeus ao autódromo de Curitiba em dia de velocidade, emoção e histórias dentro e fora da pista

0 Comentários

Deixe o seu comentário!