Vitor Genz volta a fazer história na NASCAR Brasil e esquenta a briga pelo título
Piloto do time MILITEC 1 conquista as 100 Milhas de Cascavel, prova inédita na categoria, que reaproximou o gaúcho dos líderes da competição
As últimas etapas incomodaram bastante o “senhor regularidade” da NASCAR Brasil Sprint Race. Vitor Genz, do time MILITEC 1, só havia vencido uma das onze corridas disputadas até então na temporada de 2024. Quis o destino que a volta ao lugar mais alto do pódio viesse no autódromo de Cascavel, um local especial na carreira do piloto gaúcho, que mais uma vez fez história na modalidade.
Genz faturou os estágios 1 e 2 das inéditas 100 Milhas de Cascavel, neste domingo (1º de setembro). A prova de longa duração – 1h05 – estreou na NASCAR Brasil e contou com uma parada no meio da disputa para reabastecimento e troca de pilotos para quem competia em dupla.
Essas vitórias do gaúcho se somam à primeira que comemorou na Stock Car, lá em 2017, também no Autódromo Zilmar Beux. O Autódromo Internacional de Cascavel, famoso por suas curvas desafiadoras, como a do Bacião, onde os carros chegam a 200 km/h, é definitivamente um palco especial para o piloto.
“Gosto muito de correr aqui e ele já foi palco de muitas vitórias. Depois de dois finais de semana difíceis, conseguir duas vitórias faz com que possamos nos voltar mais à frente do campeonato e seguir na disputa”, destacou Genz, que tem o traçado da pista de Cascavel tatuado no corpo.O piloto MILITEC 1 já tinha gravado seu nome na NASCAR Brasil ao ser o primeiro a levantar um troféu na modalidade, vencendo a categoria Special Edition em 2023. O feito o levou a receber uma premiação na Semana dos Campeões da NASCAR Awards, cerimônia anual que ocorre nos EUA.
Próxima etapa será na “casa” de Genz
A retomada das conquistas o coloca de novo na briga pelo título do Campeonato Brasil, uma vez que ele leva do Oeste paranaense mais 50 pontos na bagagem ao chegar à frente nas duas corridas – ele fez o terceiro melhor tempo no treino classificatório de sábado.
Vitor Genz alcançou 181 pontos (já com descarte de 4 pontos como pior resultado) e se aproximou dos líderes Léo Reis (SP), que tem 187 (descartou a 0 pontuação do segundo estágio em Cascavel), e a dupla MILITEC 1, Gabriel Casagrande e Alex Seid, com 181 (já com descarte de 4 pontos). Só esse grupo tem chance de levantar o troféu.
Na Overall, que combina as categorias Special Edition e Brasil, o gaúcho já totaliza 210 pontos, contra 266 dos líderes Casagrande/ Seid e 217 do vice Léo Reis.
O próximo desafio será em Tarumã, no autódromo muito familiar a Genz. Ele está animado com a possibilidade de celebrar um título em casa, na etapa que ocorrerá em 13 de outubro. “Em Tarumã, na próxima etapa, é onde eu aprendi a dirigir. Será muito legal se puder comemorar um título com os amigos”, disse o gaúcho.
O autódromo de Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), vai receber no dia 13 de outubro as duas corridas derradeiras válidas pelo Campeonato Brasil.
Ainda resta a última prova da temporada, em 17 de novembro, no circuito oval de Curvelo (MG), onde a disputa será pela etapa final da Special Edition e da Overall, competições em que Genz voltou a ficar muito vivo pelo título.
Disputas intensas em Cascavel
As 100 Milhas de Cascavel, por ser uma prova longa, trouxe uma nova dinâmica à NASCAR Brasil, exigindo que pilotos e equipes adotassem novas estratégias para minimizar o desgaste dos carros. Apesar disso, a corrida começou intensa, com muitas disputas emocionantes.
Na largada, Léo Reis (#32) manteve a liderança, seguido por Cayan Chianca (#4) e Vitor Genz. Na primeira relargada após a entrada do carro de segurança, a liderança mudou, com Léo em primeiro, Gabriel Casagrande (#83) em segundo, e Genz em terceiro.
A partir da 13ª volta, Genz assumiu a ponta e venceu o primeiro estágio. O segundo lugar de Casagrande garantiu 20 pontos na briga pelo título da temporada.
Na segunda fase, após a parada para reabastecimento e troca de pilotos, Genz manteve o bom desempenho e, mesmo com outras duas relargadas, garantiu a vitória no segundo estágio, consolidando seu nome entre os grandes vencedores da categoria.
Alex Seid, que assumiu o carro MILITEC 1 de Casagrande, estava entre os primeiros até ser envolvido em um incidente que danificou a suspensão e comprometeu sua corrida.
“Estávamos em terceiro, mas, infelizmente, um dos pilotos acabou jogando o carro em cima da gente, quebrou a suspensão e aí não tinha o que fazer. Fomos só arrastando para completar a prova mesmo. Pelo menos no primeiro estágio o Gabriel conseguiu chegar em segundo, que foi muito importante para a pontuação do campeonato”, avaliou Seid, que ainda acabou em sexto na sua categoria.
MILITEC DAY LEVA CLIENTES AO AUTÓDROMO
O evento paranaense foi palco da terceira edição regional do MILITEC Day na temporada de 2024. A iniciativa, lançada na última etapa de 2023 em Interlagos, foi criada com o objetivo de proporcionar aos distribuidores e clientes de MILITEC 1 a oportunidade única de vivenciar de perto as emoções de uma competição automobilística.
Durante a ação, os convidados puderam assistir às emocionantes corridas da NASCAR Brasil, Fórmula Truck e Copa HB20. Além disso, o grupo teve a chance de visitar os boxes, conferir os carros de perto e até bater papo com os pilotos. Alguns tiveram ainda a oportunidade de dar uma volta rápida como carona de um carro da NASCAR Brasil.
A experiência se repete nas próximas etapas, garantindo que mais integrantes da família MILITEC 1 possam desfrutar dessa imersão no mundo das corridas.
CARROS TRATADOS COM MILITEC 1
Os carros da NASCAR Brasil possuem chassi tubular, com as bolhas do Mustang e do Camaro. Eles aceleram com motor V6 3.6, de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg. Todos os veículos são tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento. A MILITEC Brasil mantém o apoio que traz da Sprint Race desde o seu início, em 2012.
CLASSIFICAÇÃO NASCAR BRASIL
CAMPEONATO BRASIL
1) #32 Léo Reis (SP) 187 pontos
2) #83 Gabriel Casagrande (PR)/Alex Seid (SP) 181 pontos
3) #46 Vitor Genz (RS) 178 pontos
4) #20 Lourenço Beirão (POR) 124 pontos
5) #4 Rafa Dias (SP) 124 pontos
SPECIAL EDITION
1) #83 Gabriel Casagrande (PR)/Alex Seid (SP) 181 pontos
2) #99 Luan Lopes (SP) 49 pontos
3) #2 Léo Torres (PR) 42 pontos
4) #4 Cayan Chianca (RS) 38 pontos
5) #27 Lucas Mendes (PE/MT) 32 pontos
8) #46 Vitor Genz (RS)/ Arthur Scherer (RS) 26 pontos
OVERALL
1. #83 Gabriel Casagrande (PR)/Alex Seid (SP) 266 pontos
2. #32 Léo Reis (SP) 217
3. #46 Vitor Genz 210
NASCAR Brasil – Etapas
Etapa 1: 17 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2: 14 de abril – Goiânia (GO) #ovaltrack
Etapa 3: 11 de maio – Londrina (PR) #nightchallenge
Etapa 4: 16 de junho – Potenza (MG) #inverserace
Etapa 5: 4 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP) #Special Edition
Etapa 6: 1º de setembro – Cascavel (PR) #100miles
Etapa 7: 13 de outubro – Tarumã (RS) #matchpoint
Etapa 8: 17 de novembro – Curvelo (MG) #Special Edition
Curtiu a publicação sobre a NASCAR Brasil Sprint Race?
• Encontro inédito com distribuidores marca nova fase da MILITEC Brasil
• MILITEC 1 garante aumento imediato de potência em teste no dinamômetro
• MILITEC Day: vendedores vivem uma experiência única na NASCAR Brasil
• Da emoção do kart à grandeza da NASCAR Brasil: MILITEC acelera nas competições brasileiras
• Família Marques: meio século acelerando o automobilismo nacional
0 Comentários