NASCAR Brasil: pilotos MILITEC 1 em busca de mais troféus no inédito oval de Curvelo
Última etapa da temporada 2024 reserva os títulos do Overall e Special Edition. A dupla Gabriel Casagrande e Alex Seid lidera nas duas categorias, enquanto Vitor Genz ainda acredita em mais um título no ano
A última etapa da NASCAR Brasil Series 2024 promete ser histórica, com a modalidade acelerando no único circuito 100% oval do país. A estreia do traçado no Circuito dos Cristais, em Curvelo – a 170 km de Belo Horizonte (MG), acontece neste fim de semana (16 e 17 de novembro). Chamada #Ovaltrack, a 8ª etapa do calendário será palco de dois títulos em disputa: nos campeonatos Overall e Special Edition (SE). E, em ambos, os pilotos MILITEC 1 têm grandes chances de levantar mais um troféu na temporada.
A etapa mineira, válida como a segunda e derradeira da SE, representa um desafio estratégico para a dupla Gabriel Casagrande (PR) / Alex Seid (SP) e Vitor Genz (RS) e a chance de coroar o ano com mais um título. O piloto gaúcho chega embalado pela recente conquista do Campeonato Brasileiro em Tarumã (RS), e, como vice-líder do Overall, precisa tirar uma desvantagem de 38 pontos em relação aos líderes Casagrande e Seid.
“Em Tarumã, encaixou. Espero que agora em Curvelo encaixe de novo. Eu sempre estou confiante, apesar da nossa chance no Overall não ser tão grande. No Special Edition, é ainda mais difícil, pois tivemos um resultado ruim em Interlagos”, diz o gaúcho. A Overall premia quem mais pontuou ao longo do ano, somando o Brasileiro e a SE.
Ele ressalta que o fato de já ter conquistado um título importante na temporada faz com que possa arriscar um pouco mais no circuito mineiro. “Vou com a cabeça de fazer o melhor fim de semana possível. Claro que, se chegarmos na corrida dois com chances de título, aí sim vamos para a calculadora”, salienta o competidor.
Na categoria SE, Genz divide o cockpit com Arthur Scherer (RS) – diferentemente do Brasileiro, onde correu sozinho. O piloto MILITEC 1 deve pilotar o Ford número 46 na prova de fundo, enquanto o conterrâneo guia na primeira.
Já para Seid e Casagrande, a estratégia é de cautela e controle. Eles lideram com folga tanto na Overall quanto na Special Edition. “Estamos conscientes da importância de pontuar em todas as sessões e evitar riscos desnecessários. Precisamos marcar nossos rivais e evitar zerar no qualifying ou em alguma corrida. Todo ponto conta e ainda tem o descarte. Então, vamos correr com um olho na pista e o outro na tabela de pontuação”, destaca Seid.
Casagrande reforça: “Temos certa vantagem para o segundo lugar, mas, de novo, dependendo muito do meu trabalho e do Alex em cuidar do carro no final de semana. Sabemos que ao dividir o carro a gente acaba gastando um pouquinho mais dos pneus e vai ser uma corrida totalmente diferente”, prevê.
CIRCUITO OVAL AO ESTILO NASCAR AMERICANA
A parceria entre Seid e Casagrande tem sido um sucesso nesta temporada. A dupla atua como spotter (observador, em inglês) um do outro, com o objetivo de repassar ao companheiro que está pilotando o Chevrolet 83 informações via rádio sobre a situação da corrida. Em Curvelo, a função será ainda mais importante, uma vez que o spotter terá uma visão ampla de todo o circuito.
“Não vimos a pista ainda, mas com certeza vai ser um desafio interessante, não só para a gente, mas para a maioria dos pilotos que serão novatos em pistas ovais. Somos spotters um do outro em todas as corridas, mas nessa vamos conseguir ter visão o tempo todo e vamos precisar trabalhar mais para passar as informações”, observa Seid.
Embora o piloto paulista tenha experiência em pistas com anéis externos, como Goiânia e Piracicaba, o circuito mineiro é um novo território. Com apenas 1.250 metros e uma curva inclinada a 16%, o traçado demanda adaptações na técnica de pilotagem.
“Por ser uma pista curta (3/4 de milha), vai ser difícil as ultrapassagens, mas acredito que dê para andar lado a lado o tempo todo. Curvelo terá disputas parecidas com ovais curtos da NASCAR americana, como Bristol e Martinsville,” comenta Seid.
Os competidores deverão andar no limite em um circuito de alta velocidade e voltas rápidas, com duração média inferior a 30 segundos cada. A oval de Curvelo não está disponível nos simuladores, mas Genz vem utilizando outros circuitos online similares para treinar disputas de posição e melhorar o controle em situações de lado a lado, simulações que ele considera fundamentais para a etapa final.
“Como é um asfalto novo, tem uma inclinação que a gente ainda não testou na prática. Não teve ainda tempo de ser uma pista escaneada, com muito onboard, com muita informação de telemetria. Então, as simulações que têm, elas não são boas. Lá na hora, o tipo de asfalto é o que vai influenciar muito”.
O gaúcho já pilotou em ovais, como o de New Smyrna (1/4 de milha), próximo à Daytona, na Flórida (EUA), onde aprendeu a lidar com o impacto da inclinação nas curvas e a sensação de aderência extrema que essas pistas oferecem.
“É bem interessante como o carro aceita ‘desaforo’ em pistas com inclinações. A orientação ajuda muito na aderência, então a força que o carro exerce para baixo faz ele grudar bastante, e a gente consegue contornar as curvas muito mais rápido do que se imagina. Quando corri em New Smyrna, isso foi o que mais me impressionou”, revela.
PISTA PENSADA PARA A INTERAÇÃO COM O PÚBLICO
De acordo com Marco Túlio Ferreira dos Santos, diretor-geral do Circuito dos Cristais, a pista que fará sua estreia foi pensada para proporcionar a maior interação possível do público e adequação à realidade dos atuais carros da NASCAR Brasil.
“Ela conta com superelevação (inclinação) em uma curva e outra curva nivelada com área de escape asfaltada, caixa de britas de desaceleração e um conjunto de defensas que garante mais segurança aos pilotos. Acreditamos que esse mix no circuito oval irá proporcionar maior competitividade em ultrapassagens”, explica.
Já Carlos Col, representante da NASCAR Brasil, chama a atenção para o desafio que a nova pista representa para os competidores. “Os pilotos acostumados com circuitos mistos – com curvas para os dois lados, variação de elevações e retas – terão o desafio de se adaptar ao traçado 100% oval, pois a técnica de pilotagem e a estratégia de corrida serão completamente diferentes”, diz.
CAMPEÕES SERÃO HOMENAGEADOS NOS EUA
Além da possibilidade de um título na Overall, há uma motivação extra dos pilotos MILITEC 1 para comemorarem a conquista: os campeões serão premiados nos Estados Unidos, ao lado de competidores da NASCAR americana e da NASCAR Series – Canadá, México e Whelen (Europa).
Para Genz, que já vivenciou a experiência no ano passado ao receber o título da Special Edition, essa oportunidade representa uma forte inspiração para fechar a temporada com um ótimo desempenho em Curvelo. “Foi muito legal a experiência e com certeza eu gostaria de ir de novo”, diz o primeiro campeão da NASCAR Brasil na categoria PRO. Gabriel Casagrande também foi ao NASCAR Awards no ano passado, como campeão na categoria PROAM.
Já Alex Seid também espera debutar na Semana dos Campeões, como é conhecida a cerimônia anual, que prestigia todos os campeões da modalidade na temporada. “Todo mundo quer levar esse título da Overall e claro que receber a premiação na cerimônia oficial da NASCAR nos EUA traz uma motivação a mais”, resume.
O evento será realizado dia 21 de novembro, apenas quatro dias após os dois campeões serem definidos. A cerimônia, com direito a ensaio prévio e tapete vermelho, será no NASCAR Convention Center, em Charlotte, na Carolina do Norte. A cidade é conhecida como o “coração” da NASCAR, que tem seu quartel-general na região metropolitana de Charlotte. Também estão sediadas ali muitas das principais equipes.
CARROS TRATADOS COM MILITEC 1
Os carros da NASCAR Brasil possuem chassi tubular, com as bolhas do Mustang e do Camaro. Eles aceleram com motor V6 3.6, de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg. Todos os veículos são tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento. A MILITEC Brasil mantém o apoio que traz da Sprint Race desde o seu início, em 2012.
CLASSIFICAÇÃO NASCAR BRASIL
SPECIAL EDITION
1) #83 Gabriel Casagrande (PR)/Alex Seid (SP) 81 pontos
2) #99 Luan Lopes (SP) 51
3) #2 Léo Torres (PR) 46
4) #4 Cayan Chianca (RS) 40
5) #27 Lucas Mendes (PE/MT) 32
8) #46 Vitor Genz (RS)/Arthur Scherer (RS) 28
OVERALL
1) #83 Gabriel Casagrande (PR)/Alex Seid (SP) 300 pontos
2) #46 Vitor Genz (RS) 262
3) #32 Léo Reis (SP) 244
4) #4 Cayan Chianca (RS) 225
5) #45 Léo Torres (PR) 195
#20 Rafa Dias (SP) 195
CAMPEONATO BRASIL*
1) #46 Vitor Genz (RS) 230 pontos**
2) #83 Gabriel Casagrande (PR)/Alex Seid (SP) 215 pontos***
3) #32 Léo Reis (SP) 214 pontos
4) #4 Cayan Chianca (RS) 185 pontos
5) #20 Lourenço Beirão (POR) 158 pontos
Rafa Dias (SP) 158 pontos
*Já encerrada
**campeão
***vice-campeão
NASCAR Brasil – Etapas
Etapa 1: 17 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2: 14 de abril – Goiânia (GO) #ovaltrack
Etapa 3: 11 de maio – Londrina (PR) #nightchallenge
Etapa 4: 16 de junho – Potenza (MG) #inverserace
Etapa 5: 4 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP) #specialedition
Etapa 6: 1º de setembro – Cascavel (PR) #100miles
Etapa 7: 13 de outubro – Tarumã (RS) #matchpoint
Etapa 8: 17 de novembro – Curvelo (MG) #specialedition #Ovaltrack
Curtiu a publicação sobre a NASCAR Brasil Series?
• Título com sabor de churrasco: Vitor Genz é campeão da NASCAR Brasil 2024
• Encontro inédito com distribuidores marca nova fase da MILITEC Brasil
• MILITEC 1 garante aumento imediato de potência em teste no dinamômetro
• MILITEC Day: vendedores vivem uma experiência única na NASCAR Brasil
• Da emoção do kart à grandeza da NASCAR Brasil: MILITEC acelera nas competições brasileiras
• Família Marques: meio século acelerando o automobilismo nacional
0 Comentários