NASCAR Brasil: pilotos MILITEC 1 abrem temporada com pódio cheio e liderança
Novos parceiros da MILITEC Brasil, Gabriel Casagrande e Alex Seid estão à frente na classificação no campeonato, ao lado de Vitor Genz, e seguidos de perto por Rafael Dias
O pódio das duas corridas que abriram a temporada 2024 da NASCAR Brasil chamou a atenção pelo predomínio do logotipo da MILITEC 1 nos macacões. Os quatro pilotos apoiados pela MILITEC Brasil se destacaram na estreia em Campo Grande (MS), com direito a uma dobradinha na segunda prova e a liderança do campeonato para Casagrande e Seid.
À frente na classificação está o paranaense Gabriel Casagrande, novo parceiro da marca, com o carro número 83. Ele foi o vencedor da segunda disputa do dia. E assim repetiu o feito do gaúcho Vitor Genz em 2023, que também chegou à frente na prova inaugural defendendo as cores da MILITEC Brasil.
Casagrande já desponta como um dos favoritos ao título. Ele foi campeão da categoria Special Edition em 2023, na classe PROAM, e é o atual bicampeão da Stock Car. O paranaense de Francisco Beltrão tem a parceria de Alex Seid no time MILITEC 1, quinto colocado da corrida 1. O paulista ajudou a dupla a somar os 38 pontos e sair da etapa sul-mato-grossense na liderança.
“Muito feliz de ter atingido o objetivo de vencer. Sabíamos que o carro estava rápido e aproveitamos de alguns erros dos adversários. Estamos muito felizes pelo resultado e mostramos que contamos com um carro competitivo para o ano. Sempre é uma experiência sensacional competir com pilotos de alto nível”, destacou Casagrande.
Vitor Genz, o senhor da regularidade
Ao lado de Casagrande e Seid na tabela está Vitor Genz, piloto MILITEC 1 pelo segundo ano consecutivo. Ele também tem 38 pontos, conquistados pela ótima regularidade em Campo Grande.
O gaúcho cravou o segundo lugar na Super Pole (leia mais abaixo), no sábado (16); foi o quarto na primeira corrida e segundo na prova 2 – nesta, fazendo o dueto MILITEC 1 com Casagrande no lugar mais alto do pódio.
“As corridas foram bem intensas em Campo Grande, com bastantes toques. Mesmo assim conseguimos fazer uma boa média de resultados: P4 e P2! Sinto que a nossa equipe está no caminho certo e na próxima etapa em Goiânia. Vamos buscar a vitória”, salienta Genz.
O outro representante da onda azul desde o ano passado é Rafael Dias, terceiro colocado na corrida 1. O paulista, que ocupa a quarta posição no campeonato, com 30 pontos, foi parceiro de Genz na conquista da Special Edition em 2023.
Ambos fizeram história como os primeiros campeões da NASCAR Brasil na categoria PRO. Com o título, eles foram laureados na cerimônia de premiação do badalado NASCAR Awards, que ocorreu em dezembro passado nos EUA.
100 milhas de Cascavel
As regras da NASCAR americana adotadas pela NASCAR Brasil seguem valendo para 2024, com destaque para as largadas em fila dupla, Free Pass para o primeiro retardatário que não estiver na mesma volta do líder, não finalização em Safety Car e provas diferenciadas como a #GuestRace (participação numa prova de um piloto convidado da NASCAR Internacional).
A prova “100 Milhas” em Cascavel (PR) será a novidade deste ano, juntamente com outras etapas especiais consagradas na NASCAR Brasil, como a “Inverse Race”, “Night Challenge” e “Match Point”.
Sem repetir nenhuma praça, a temporada passará por oito circuitos diferentes. A pista de Campo Grande, por exemplo, estreou no calendário da competição. A NASCAR Brasil conta com algumas novidades no regulamento. Confira as principais:
Super Pole em todas as etapas
O sistema estará presente em todas as etapas da categoria Campeonato Brasil. Nesse classificatório especial só participam os seis pilotos com a melhor classificação na qualificação oficial e valerá para as seis primeiras posições no grid da segunda corrida.
Cinco dos seis que participam da Super Pole receberão uma pontuação extra:
• 1º colocado: 5 pontos.
• 2º colocado: 4 pontos.
• 3º colocado: 3 pontos.
• 4º colocado: 2 pontos.
• 5º colocado: 1 ponto.
• 6º colocado: não pontua.
Com isso, o treino classificatório passa a ter a seguinte dinâmica: duas tomadas de tempo de 10 minutos com todos os veículos concorrendo no mesmo instante na pista. Na sequência, é disputado o Super Pole com mais cinco minutos de box aberto, e, no caso de carro formado por duplas, não haverá obrigatoriedade na escolha do piloto.
Descartes de pontos
O regulamento de descartes foi alterado. Agora, apenas o pior resultado será descartado na contagem total de pontos para o torneio Special Edition e o Campeonato Brasil. As pontuações da última etapa não são descartáveis.
A partir desta temporada, os pilotos serão organizados em equipes. Eles podem contribuir com ajustes nas barras estabilizadoras, distribuição de freios, calibragens, asa traseira e também ajustar a carga das molas, o que antes não era permitido.
Além disso, os estreantes terão benefícios especiais, incluindo a possibilidade de acionar o Boost duas vezes por corrida, aumentando a potência do motor por alguns segundos, e a oportunidade de participar de treinos extras.
NASCAR Challenge
O grid ganha a subdivisão NASCAR Challenge, uma classe que inclui pilotos ou duplas sem títulos na categoria PRO, bem como pilotos vindos do kartismo sem títulos nacionais nas categorias graduados e shifter graduados.
Os rookies também serão segmentados e premiados em ambas as divisões. Os dois campeões, um de cada divisão, do campeonato Overall serão premiados na cerimônia da NASCAR Awards.
Carros tratados com MILITEC 1
Os carros da NASCAR Brasil possuem chassi tubular, com as bolhas do Mustang e do Camaro. Eles aceleram com motor V6 3.6, de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg.
Todos os veículos são tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento. A MILITEC Brasil mantém o apoio que traz da Sprint Race desde o seu início, em 2012.
Classificação da NASCAR Brasil Sprint Race
Campeonato Brasil
1) #83 Gabriel Casagrande (PR)/ Alex Seid (SP) 38 pontos
2) #46 Vitor Genz (RS) 38 pontos
3) #32 Léo Reis (SP) 36 pontos
4) #45 Léo Torres (PR)/Rafa Dias (SP) 30 pontos
5) #20 Lourenço Beirão (PR)/Jeff Giassi (Portugal) 30 pontos
Challenge
1) #2 Nick Monteiro (EUA) 36 pontos
2) #57 Luís Trombini (PR) 28 pontos
3) #56 Gabriel Romano 26 pontos
4) #22 Victor Andrade (SP) 25 pontos
5) #32 Gui Backes (SC) 25 pontos
NASCAR Brasil – Etapas
Etapa 1: 17 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2: 14 de abril – Goiânia (GO) #ovaltrack
Etapa 3: 11 de maio – Londrina (PR) #nightchallenge
Etapa 4: 16 de junho – Santa Cruz do Sul (RS) #inverserace
Etapa 5: 4 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP) #Special Edition
Etapa 6: 1º de setembro – Cascavel (PR) #100miles
Etapa 7: 13 de outubro – Tarumã (RS) #matchpoint
Etapa 8: 17 de novembro – a confirmar #Special Edition
Curtiu a publicação sobre a NASCAR Brasil Sprint Race? Confira também outros conteúdos que você possa gostar!
• MILITEC Day: vendedores vivem uma experiência única na NASCAR Brasil
• Da emoção do kart à grandeza da NASCAR Brasil: MILITEC acelera nas competições brasileiras
• Família Marques: meio século acelerando o automobilismo nacional
0 Comentários