Encontro inédito com distribuidores marca nova fase da MILITEC Brasil
Ao completar 30 anos de mercado nacional, empresa reúne pela primeira vez gestores de toda a rede de distribuição no país para debater estratégias, aperfeiçoamento nas vendas e inovação nos negócios
A MILITEC Brasil projeta dobrar suas vendas nos próximos cinco anos. E o passo inicial para alcançar essa meta foi dado com o 1º Encontro MILITEC Brasil com distribuidores, realizado nos dias 6 e 7 de maio, em Curitiba. O inédito evento marcou a mudança para uma nova fase na história da empresa, que em 2024 completa 30 anos no mercado nacional.
Pela primeira vez, uma convenção reuniu toda a rede de distribuição, presente em 24 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e que atende milhares de pontos de venda espalhados por todo o Brasil. Durante os dois dias de imersão no mundo do MILITEC 1, eles puderam debater ideias e soluções para os seus negócios, e assistir palestras voltadas à estratégia e ao aperfeiçoamento na venda do produto.

Diretores e proprietários de empresas de diferentes regiões do país também visitaram a fábrica da MILITEC Brasil, na grande Curitiba. E ainda conheceram o case de sucesso da quase centenária Auto Viação São José dos Pinhais, que há mais de 28 anos aplica o condicionador de metais na sua frota de ônibus do transporte urbano. “Foi um evento único, assim como MILITEC 1. Fortalecemos o relacionamento com os distribuidores e entre eles também, aumentando a motivação e o engajamento”, resumiu José Neto, diretor-presidente da MILITEC Brasil.

O encontro possibilitou ainda que o grupo estivesse presente nos primeiros dias da 11ª Autopar – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva – que ocorreu em Pinhais, de 8 a 11 de maio.
Evento transformador para os distribuidores
A primeira reunião nacional da MILITEC Brasil teve como finalidade garantir a comunicação eficaz com os parceiros estratégicos. E, nesse sentido, o evento foi avaliado pelos distribuidores como muito positivo e capaz de impactar essa nova fase da marca.
Elzevir da Silveira Bueno Neto, consultor empresarial e um dos palestrantes do evento, destacou a importância de uma comunicação clara e alinhada. Segundo ele, essa prática assegura que todos trabalhem na mesma direção e com os mesmos objetivos.
É um processo que facilita não só a troca de informações, mas também ajuda na rápida identificação de oportunidades e estimula a inovação colaborativa.
“O intuito da comunicação eficaz é construir relacionamentos duradouros e saudáveis, essenciais para o crescimento sustentável da empresa”, resumiu Bueno Neto.

Viação São José, um case de sucesso
Um dos destaques do encontro foi a visita à Auto Viação São José dos Pinhais, uma empresa com 95 anos de história que utiliza o MILITEC 1 em sua frota de ônibus há duas décadas.
Com 219 veículos, a companhia aplica o produto no motor, caixa mecânica, diferencial e cubo, obtendo resultados impressionantes que se tornaram um verdadeiro case de sucesso no transporte público.

Para se ter uma ideia da eficácia do MILITEC 1, a primeira intervenção mecânica em motores dos ônibus da Viação São José, quando ocorre, só acontece com mais de 900 mil quilômetros rodados. Como comparação, a vida útil de um motor diesel urbano sem o condicionador é de aproximadamente 500/600 mil km.
“Chegamos a ter vários ônibus com mais de 1,4 milhão de quilômetros sem abrir o motor (motor original)”, destacou Dante Filho, diretor de operação da Viação São José, que também administra a Viação Nossa Senhora do Carmo, que foi a primeira a introduzir o ônibus expresso e biarticulado no Brasil, pelo sistema BRT de transporte.
Além disso, a longevidade das peças móveis da caixa de câmbio mecânica é até 50% maior do que nas demais empresas de transporte público (comparação interna do consórcio).
“A Viação São José tem um custo de manutenção bem mais baixo que a média de mercado. A redução no gasto com diesel por quilômetro rodado chega a 5,17% em alguns modelos de veículos, enquanto o custo com peças do motor e diferencial é 22,15% menor do que a média do consórcio que opera na região”, revelou Filho.
Durante a visita, os distribuidores puderam assistir à abertura de um motor com 711 mil km rodados. O estado conservado dos componentes surpreendeu os gestores.

“O carro tinha acabado de chegar da rua, o motor ainda estava quente e o cabeçote foi desmontado na nossa frente, mostrando a ótima integridade das peças”, observou Anderson Goes Matioli, da Ampar Lubrificantes, na Bahia.
Matioli ficou impressionado ao saber que a Viação São José já vendeu alguns ônibus usados com 1 milhão de km sem nunca ter aberto o motor.
“Atendi muitas viações em Salvador e nunca vi uma oficina de manutenção tão vazia, porque a demanda por reparos em transmissão e motor é muito baixa por lá. O gerente da área disse que é muito raro precisar refazer o motor ou trocar algum componente”, comentou o representante baiano.
NASCAR Brasil, um dos pilares da MILITEC
Outro palestrante de destaque no encontro foi Thiago Marques, idealizador da NASCAR Brasil Sprint Race, uma categoria do turismo brasileiro que atrai grandes públicos pelos autódromos do país. O automobilismo é um dos pilares da MILITEC Brasil. A marca sempre esteve presente nas modalidades mais importantes, seja apoiando eventos ou fornecendo o MILITEC 1. A aplicação nos carros de corrida contribui para a durabilidade e performance dos motores, um fator essencial para o sucesso nas pistas.

Na NASCAR Brasil, por exemplo, todos os veículos são tratados com o produto, resultando em uma quase inexistência de quebras de motores na categoria. Quando isso acontece, segundo Thiago, são fatores não relacionados ao desgaste dos componentes. “Somos parceiros da MILITEC Brasil em competições desde que a marca chegou ao país. Na época, José dizia que tinha um produto que funcionava muito bem, e eu sempre respondia: ‘depois a gente testa’. E repeti isso várias vezes, até que um dia colocamos no carro e nunca mais tiramos”, recordou o ex-piloto, que correu por diversas modalidades do automobilismo nacional.
Estrutura, tecnologia e organização por trás do sucesso

A convenção proporcionou a muitos distribuidores a oportunidade de pisar pela primeira vez na moderna fábrica da MILITEC Brasil, localizada na Grande Curitiba. Durante a visita, eles conheceram o processo automatizado de envase, que permite a produção de 70 frascos do produto por minuto, nas quantidades de 40 ml (para motos) ou 200 ml (para carros).
O ambiente impressiona pelas enormes fileiras que armazenam centenas de contêineres com o condicionador sintético de metais, importado dos Estados Unidos.

“No processo de envase, não há qualquer contato humano com o produto. Pela ação da gravidade, o MILITEC 1 sai diretamente dos contêineres, que ficam numa posição mais elevada, para o tanque da máquina que faz o envase”, explicou José Neto, que revelou o segredo do sucesso do produto no mercado brasileiro: “organização, transparência, profissionalismo e trabalho”.

Francisco Elaelton, da Lubnord, empresa que distribui MILITEC 1 para cinco estados do Nordeste do Brasil, elogiou o rigoroso controle de qualidade e o compromisso da marca com a excelência no armazenamento e envase.
A experiência não só surpreendeu os distribuidores pela tecnologia e organização, mas também reforçou a confiança na marca e no produto. “Em 2024, vamos esvaziar todo esse estoque e vender bastante para atingir a produtividade esperada como distribuidor autorizado”, prometeu Paulo Jannuzzi, da Bel Lube, distribuidora em Minas Gerais.

Estudo inédito valida a eficácia do MILITEC 1
Durante o encontro, os participantes assistiram à apresentação de Oriana Palma Calabokis, Doutora em Engenharia de Materiais, sobre o embasamento científico por trás do MILITEC 1.
O estudo foi a tese de doutorado da venezuelana, realizada entre março de 2020 e março de 2024 graças a um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a MILITEC Brasil.
Palma destacou que essa cooperação trouxe o termo “condicionador de metais” para o âmbito acadêmico pela primeira vez. Ela apresentou resultados significativos de seus estudos de campo e laboratoriais, que incluíram testes de 15 mil quilômetros rodados por duas motos em condições urbanas, com várias trocas de óleo, sendo uma tratada com MILITEC 1 e outra não.
Os resultados mostraram que o consumo de combustível foi mais eficiente com o uso do condicionador, proporcionando uma média de 2,5 km/l a mais na distância percorrida.
O desgaste das peças foi significativamente menor com o MILITEC 1, sem afetar as propriedades físico-químicas do óleo lubrificante. A pesquisa confirmou ainda a redução do atrito e o menor desgaste das peças móveis, melhorando o desempenho do equipamento.
A tese de doutorado gerou três publicações científicas internacionais, e Palma participou de dois congressos, um nacional e outro internacional, apresentando suas conclusões.
“A sinergia entre o MILITEC 1 e os óleos lubrificantes foi destacada, com os aditivos do condicionador formando uma ligação química forte com os metais, protegendo as peças no processo de adsorção”, avaliou a doutora.
Convenção e Autopar, uma experiência inesquecível
A programação do encontro incluiu a presença dos distribuidores na Autopar, a segunda maior vitrine do setor de reparação e reposição automotiva do Brasil. Realizada em Pinhais a cada dois anos, alternando com a Automec em São Paulo, a feira não só ampliou o conhecimento dos participantes sobre as novidades do setor, mas também fortaleceu os laços com a MILITEC Brasil, proporcionando insights valiosos para o crescimento de seus negócios.

“Participamos de feiras no Rio e até algumas no exterior, como a de Las Vegas, mas esta é a primeira vez em Curitiba. É uma honra estar na Autopar, uma feira referência no Brasil”, ressaltou Eduardo Dias, da Capitóleo Lubrificante, do Rio de Janeiro.
Para Walter Dobro, da Veda Filtros, do Mato Grosso do Sul, a coincidência da convenção com a feira foi uma oportunidade única. “Conhecer a família MILITEC como um todo é muito importante para nós, e tudo o que foi discutido durante a convenção será extremamente proveitoso para os nossos empreendimentos”, finalizou.

Confira depoimentos de alguns distribuidores no 1º Encontro MILITEC Brasil, em Curitiba.
“O evento superou todas as nossas expectativas em todos os sentidos: na parte técnica, na recepção e na atenção da direção da empresa. Esse é o primeiro passo para multiplicar nossas vendas e atender melhor nossos parceiros. A MILITEC realmente me tocou, e estamos determinados a buscar mais entrosamento e sucesso juntos.”
Carlos Eduardo de Castro, da Realvix, no Espírito Santo.
“Este evento foi transformador em muitos aspectos. Admiro empresas com alma, que sentem e se emocionam. O José, conduzindo o evento desde o início, nos transmitiu uma energia incrível. Todos saíram transformados, contagiados por essa experiência. A marca MILITEC fala por si só, e saber que o fundador se emociona conosco é estimulante. Aprecio parcerias com empresas humanas como a MILITEC.”
Cristiano Albuquerque, da Motortech, em Santa Catarina.
“Participar da primeira convenção foi impressionante. Esse evento marca um novo momento para a empresa. Saímos energizados, prontos para aumentar significativamente nossas vendas e fortalecer a parceria entre todos os distribuidores.”
Francisco Elaelton, da Lubnord, distribuidora em PE, CE, MA, PI, PB e RN.
“A recepção da equipe MILITEC foi excepcional, diferente de todas as convenções que já participei. Confraternizar com parceiros de todo o Brasil e fortalecer nossa proximidade foi maravilhoso. Essa primeira convenção será um divisor de águas para alavancar nossas vendas e estreitar ainda mais a relação entre distribuidor e MILITEC.”
Pedro Dias, da Capitóleo Lubrificantes, no Rio de Janeiro.
“Estamos em um novo período de expansão e crescimento, prontos para absorver novos aprendizados e ampliar nossos conhecimentos. Apesar de participar de várias feiras, eventos e convenções, essa foi a primeira vez com a MILITEC, e fiquei impressionado com o que vi. Durante esses três dias, tivemos a oportunidade de adquirir conhecimento, interagir, aprender uns com os outros e compartilhar experiências para aplicar em nossas empresas.”
Roberto Nelly, da Só Filtros, distribuidor em GO, DF, BA, TO, PA, MA, PI e AM.
“A primeira reunião com os distribuidores é um marco para a gente fazer os negócios voarem em voo de cruzeiro. As palestras foram totalmente focadas nesse sentido. Agradeço em nome dos mais de 100 funcionários da Bel Lube.”
Paulo Januzzi, da Bel Lube, em Minas Gerais.
0 Comentários