Piloto MILITEC 1, Vitor Genz faz história na NASCAR Brasil
Gaúcho foi o vencedor da prova de estreia, primeiro campeão da nova categoria do automobilismo nacional e vai para etapa final na briga por dois títulos
A NASCAR Brasil Sprint Race fecha a sua primeira temporada no dia 10 de dezembro, no circuito de Interlagos, em São Paulo. E um piloto chegará à etapa derradeira com o seu nome já escrito na galeria da nova modalidade do automobilismo nacional: Vitor Genz.
O gaúcho de 33 anos foi o primeiro campeão da NASCAR brasileira, ao faturar em setembro a categoria Special Edition (SE), ao lado do colega de equipe Rafael Dias. E também foi um dos dois vencedores na etapa de estreia da modalidade, em Goiânia, no mês de março. Na corrida dupla daquele fim de semana histórico, Vitor chegou à frente na segunda prova do dia, enquanto o seu conterrâneo Arthur Gama levou a corrida de abertura.
O piloto, que corre com as cores da Militec Brasil no carro e no macacão, chega à 8ª e última etapa com grandes chances de levantar mais um ou dois troféus, inclusive o de campeão. O gaúcho é vice-líder nas categorias Brasil – a principal da modalidade – e Overall – que soma a pontuação da Special Edition com a da Brasil.
Na primeira, Vitor Genz está a 49 pontos da dupla Júlio Campos/ Léo Torres (205 contra 156), e na outra, a 40 pontos do ponteiro Léo Torres (315 a 275). A etapa de Interlagos, chamada de #MatchPoint, terá 75 pontos em jogo – 25 pela pole na qualificação e outros 50 nas duas corridas (25 em cada vitória).
“A gente já teve um super-resultado neste ano, que foi ser campeão da NASCAR Brasil Special Edition. Fomos o primeiro campeão da categoria PRO e vamos receber a premiação em Nashville (EUA), no mesmo evento da NASCAR Awards, junto com a NASCAR americana”, destaca o piloto MILITEC 1.
Genz diz que Interlagos é um circuito de que ele gosta muito, mas a maioria dos pilotos também conhece bem, o que deixará os duelos bem competitivos.
“Existe a chance do título, apesar da pontuação distante. São duas corridas. Vamos brigar para fazer os pontos necessários e torcer para que os nossos rivais não pontuem.”
Disputa que gerou punição é comum na NASCAR
A possibilidade de Vitor Genz na briga pelo título da temporada de estreia da NASCAR Brasil poderia ser ainda maior se não fosse a polêmica punição sofrida na penúltima etapa, no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), no dia 15 de outubro.
O piloto fez uma ultrapassagem sobre o então líder da prova Júlio Campos na última curva e cruzou a linha de chegada à frente. Genz subiu no lugar mais alto do pódio, ganhou o troféu de vencedor, mas depois recebeu a notícia de que fora penalizado com a perda de 5 segundos.
Os comissários de prova alegaram que o gaúcho teria empurrado Campos para fora da pista na manobra final. Genz terminou em terceiro na categoria PRO, a principal da competição.
• Confira a explicação de Genz e as imagens dessa ultrapassagem.
“O que ocorreu na disputa na curva, vimos muitas vezes durante a temporada. Eu recebi ultrapassagens mais agressivas do que essa, que chegaram a quebrar meu carro, e não geraram punição”, argumenta Vitor Genz, muito chateado com a punição.
O piloto disse que na própria corrida em Viamão houve situações semelhantes, que deram um tom de que esse tipo de disputa era algo normal. Na sua opinião, a decisão dos comissários de prova foi bastante precipitada, principalmente por não analisarem as câmeras de dentro do carro e por não ouvirem os competidores antes do veredicto.
• Veja as imagens das disputas no post Vitor Genz no Instagram
“Se basearam somente nas câmeras da televisão, com uma imagem bem limitada para tomar uma decisão. Mas respeito a decisão dos comissários, apesar de não concordar”, refuta o gaúcho, frustrado pelo fato da corrida ser “na sua casa”, diante da sua torcida. “Tarumã é um circuito que aprendi a pilotar e também a dirigir”, acrescenta.
Temporada perfeita na briga por títulos
A conquista da Special Edition coroou uma temporada perfeita de Vitor Genz. O gaúcho soma duas vitórias, em Goiânia – ele prefere falar em três, com a de Tarumã, mesmo perdendo no tapetão; uma #Suporpole, em Cascavel, e dois segundos lugares, um na #NightChallenge, em Londrina, e outro na SE de Velocittà, em Mogi Guaçu (SP).
“O balanço da temporada é excelente, não tem como negar. Os resultados falam por si. Em sete corridas, consegui vitórias e poles. Entramos na temporada com esse objetivo, de ser protagonista. Fazer belas disputas e apresentações. Estou superfeliz com o desempenho no ano e vamos ver o que acontece na etapa final”, avalia.
Piloto de regularidade e títulos
As conquistas sempre estiveram no horizonte de Genz, desde quando decidiu acelerar como piloto Militec Brasil nas últimas etapas da então Sprint Race, no ano passado. Ele já vislumbrava a excelente performance nesta temporada.
“Sempre tive em mente ser um dos candidatos ao título. Sou um piloto de campeonato, de regularidade. No meu primeiro ano de automobilismo de carros, com 16 anos, conquistei o título gaúcho de Marcas e Pilotos sem ganhar nenhuma corrida”, diz.
O piloto ainda soma outros três troféus de Marcas no Rio Grande do Sul, além de ser quatro vezes campeão das 12 Horas de Tarumã, campeão Brasileiro de Endurance e de Mini Challange, vice-campeão da GT4 BMW M3 e o primeiro gaúcho a vencer na Stock Car (categoria que disputou de 2013 a 2018).
“Essa é uma das vantagens que tenho para almejar o pódio: a experiência adquirida por disputar diferentes categorias, que é fundamental na briga pelo título”, complementa.
Recompensa após batalha para voltar ao grid
O porto-alegrense revela que voltar a disputar uma temporada inteira, numa competição de alto nível, foi uma batalha que ele vinha travando desde 2018, quando deixou a Stock Car.
“Estava no auge da minha técnica e pilotagem na Stock Car, porém acabei saindo por questão de patrocínio. Depois disso, vinha fazendo uma etapa avulsa aqui, outra como convidado ali. Eu estou mostrando para mim mesmo que posso estar num grid de uma grande categoria, competindo forte com pilotos do primeiro escalão e vencendo”, desabafa.
Genz afirma ainda que o automobilismo brasileiro está vivendo um momento especial com a chegada da NASCAR e que a modalidade deve ganhar proporções inimagináveis nos próximos anos. Uma delas pode ser o intercâmbio entre pilotos da Nascar norte-americana e brasileira.
“Se existir uma possibilidade de disputar etapas da NASCAR nos Estados Unidos, eu vou com tudo para conquistar essa vaga. Pra gente que está acostumado com circuitos mistos, com curvas, é um desafio muito grande correr os ovais americanos. Os carros também são muito diferentes”, analisa.
Ele cita as provas nas Super Speedways, onde os bólidos andam a quase 400 km/h sem tirar o pé do acelerador. “A gente vai precisar se adaptar, mas acredito que, pelo bom resultado aqui, existirá a possibilidade de fazer esse intercâmbio.”
Carros tratados com MILITEC 1
A NASCAR Brasil repete quase todas as especificações técnicas das máquinas que corriam a GT Sprint Race. Os modelos de chassi tubular, com as bolhas do Mustang e do Camaro, continuam impulsionados pelo motor V6 3.6, de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg.
Todos os carros também são tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento. A Militec Brasil mantém o apoio que traz da Sprint Race desde o seu início em 2012.
Vitor Genz conta que, apesar de conhecer, não era usuário do MILITEC 1 até saber dos benefícios que o produto trouxe para o automobilismo em relação ao desempenho e, principalmente, à durabilidade dos equipamentos.
Genz acabou adotando o MILITEC 1 no carro de rua dele, após conversar com engenheiros e mecânicos da categoria, pessoas em que ele diz confiar muito, e ouvir sobre a sua eficácia.
O competidor ressalta que se o fluido é testado no mais alto grau de exigência dentro do automobilismo de competição, melhorando performance e protegendo os componentes, imagina do que ele é capaz num automóvel de passeio.
“É possível notar a diferença, por exemplo, na hora de ligar o veículo pela manhã. Geralmente, você escuta um pouquinho o barulho do motor mais frio, antes de esquentar e ficar mais silencioso. Agora, quando aperto o botão de partida, percebo que ele chega muito rápido ao ponto como se estivesse aquecido. É o produto que está funcionando”, relata.
CLASSIFICAÇÃO | NASCAR BRASIL SPRINT RACE
SPECIAL EDITION – finalizada
PRO
1) #Vitor Genz (RS)/Rafael Dias (SP), 119 pontos
2) #54 Diogo Moscato (BA), 111
3) Léo Torres (PR), 110
4) #3 Alex Seid (SP), 93
5) #27 Lucas Mendes (MT), 87
CAMPEONATO BRASIL
PRO
1) #1 Julio Campos/Léo Torres, 160 pontos
2) #46 Vitor Genz, 138 pontos
3) #88 Beto Monteiro/Alex Seid, 136 pontos
4) #11 Rafa Dias, 130 pontos
5) #54 Diogo Moscato, 104 pontos
OVERALL
PRO
1) #1 Léo Torres (PR), 270 pontos
2) #46 Vitor Genz (RS), 257
3) #11 Rafael Dias (SP), 249
4) #88 Alex Said (SP), 229
5) #54 Diogo Moscato (BA), 215
Calendário de provas
1ª etapa – Goiânia (GO) – março
2ª etapa – Interlagos | São Paulo (SP) – abril
3ª etapa – Londrina (PR) – Night Challenge – junho
4ª etapa – Cascavel (PR) – Superpole – julho
5ª etapa – Goiânia (GO) – Special Edition – julho
6ª etapa – Velocittà | Mogi Guaçu (SP) – Special Edition – setembro
7ª etapa – Tarumã | Viamão (RS) – 15 de outubro
8ª etapa – Interlagos | São Paulo (SP) – Match Point – 10 de dezembro
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