NASCAR Brasil: estreia das 100 Milhas de Cascavel desafia os pilotos MILITEC 1
Em uma prova inédita de longa duração na categoria, Gabriel Casagrande, Alex Seid e Vitor Genz enfrentam curvas de alta velocidade e testaram sua resistência no Autódromo Zilmar Beux, em busca de pontos importantes para o campeonato
A NASCAR Brasil vai fazer história neste fim de semana ao encarar pela primeira vez uma prova de longa duração: a #100Miles de Cascavel, no Paraná. Esse tipo de corrida não só testa os limites do carro, mas também coloca à prova a resistência e a concentração dos pilotos.
O desafio se intensifica não apenas pela duração de 1h10 da prova, mas também pelo traçado técnico e veloz do Autódromo Zilmar Beux, famoso por suas curvas de alta velocidade que exigem precisão e controle absolutos.
Para os pilotos, isso significa manter o foco durante toda a prova, antecipando cada curva e adaptando a estratégia conforme o comportamento do carro e as condições da pista mudam.

A #100miles será dividida em dois estágios, cada um valendo 25 pontos. Haverá uma parada de box para reabastecimento e troca de piloto. O time MILITEC 1 tem o paranaense Gabriel Casagrande e o paulista Alex Seid dividindo o protótipo do Chevrolet Camaro número 83. Já o gaúcho Vitor Genz vai pilotar sozinho o Ford Mustang 46.
“O trabalho em equipe é sempre fundamental. Eu que vou correr primeiro, terei de conservar, poupar equipamento para que na troca do piloto, o Casagrande tenha um carro bom também para poder disputar”, diz Seid.
Segundo ele, a estratégia é buscar andar entre os primeiros para somar o maior número de pontos na briga pelo título nacional. “A gente vai ter que fazer um mix entre ser agressivo para estar lá na frente, mas também poupar equipamento e, principalmente pneu, que é um asfalto bem abrasivo. A tocada será mais consciente para conseguirmos levar o carro até o final dos dois estágios”, analisa.
Para Casagrande, o principal desafio vai ser administrar o desgaste do carro e dos pneus. Ele pontua que será uma prova longa, com troca de pilotos, então o acerto dos dois tem que ser parecido e um tem que ajudar o outro, cuidando do veículo. “Temos feito bem isso ao longo dos treinos na temporada, mas agora em ritmo de corrida acaba sendo mais difícil”, observa.
Ele diz que o acerto do carro precisa ser um pouco mais conservador. “Mas não deixando de pensar na performance, principalmente numa pista de alta como Cascavel, onde cada km/h nas curvas faz a diferença”.
Dobradinha em sintonia

A dobradinha tem se mostrado bastante afinada, como o ótimo desempenho da prova de Interlagos (SP), no início de agosto. Casagrande e Seid foram os vitoriosos na etapa 1 da Special Edition, ficando em primeiro e segundo, respectivamente, em duas das três corridas do fim de semana.
O paranaense se diz muito satisfeito até o momento com tudo que ambos andam fazendo. “Dividir o carro é um pouco mais complicado porque você utiliza mais os pneus e acaba usando mais o carro em decorrência ao tempo de treino. Então, o resultado não depende só de você, mas está sendo um ano muito legal ao lado do Alex e ele tem realizado um bom trabalho”, destaca.
A dupla ocupa a vice-liderança no Campeonato Brasil, com 155 pontos, faltando somente duas etapas para o fim da disputa na categoria Brasil – essa de Cascavel e a de Tarumã (RS), em outubro. A última corrida em Curvelo (MG) é válida apenas para a Special Edition, onde Casagrande e Seid são os líderes, assim como na categoria Overall (leia mais abaixo).
Autódromo de Cascavel tatuado no corpo

A 100 milhas de Cascavel terá um sabor especial para Vitor Genz. Primeiro, por ser uma prova de longa duração, onde o gaúcho tem bastante experiência e títulos. Ele ganhou quatro vezes as 12 Horas de Tarumã; já foi campeão brasileiro de endurance e é o atual vice-campeão da modalidade.
O piloto do carro 46 explica que nesse tipo de disputa é essencial gerenciar o desgaste dos pneus e do equipamento para garantir que o carro chegue a terminar a corrida.
“Com a possibilidade de um safety car, que reagrupa os carros e intensifica a disputa por posições, a estratégia principal é manter o equipamento em sua melhor condição para a fase final da prova”, salienta o gaúcho, admitindo que Cascavel é o seu tipo de pista. “Me criei em Tarumã, onde só tem curva de alta. As características das duas são bem parecidas.”
Outro motivo que leva Genz a ter boas lembranças quando acelera em Cascavel leva tatuado no corpo. O circuito ficará marcado para sempre nas suas costas (na região da paleta) e na mente do piloto.
“Literalmente, eu tenho o traçado de Cascavel tatuado porque foi uma promessa que eu fiz quando ganhasse uma corrida na Stock Car. E foi em Cascavel que veio a primeira vitória. É uma pista que me traz muito boas lembranças e eu espero poder usar isso a nosso favor no fim de semana”, relata sobre a promessa cumprida após vencer em 2017 na categoria que antecedeu sua vinda para então Sprint Race.

Etapa simbólica para pista e categoria
Thiago Marques, responsável pela NASCAR Brasil, destaca o orgulho em trazer essa etapa simbólica para Cascavel, um autódromo com uma rica história no automobilismo nacional.
“Estamos muito animados com a estreia da #100miles em Cascavel. Somos uma competição de apaixonados pelo esporte a motor e o público cascavelense também é aficionado por corridas. Por isso, tenho a convicção que teremos um grande evento”, afirma o organizador.
Entre Sprint Race e NASCAR Brasil, o autódromo de Cascavel já recebeu dez provas (20 corridas) desde 2014, ficando de fora em 2022. E, ainda, foi o palco de muitas das inovações da categoria, como a corrida no Setup Free, o grid inverso, a etapa ‘Super Pole’ e, neste ano, a 100 Milhas.
O circuito paranaense tem média horária próxima dos 180 km/h e curvas de alta velocidade, como a do Bacião, em que os carros fazem seu contorno a quase 200 km/h. Além do desenho bastante técnico e que exige coragem dos pilotos com um percurso de 3.058 metros de extensão. A #100Miles terá treino classificatório em formato de duas voltas independentes para cada carro.
Time MILITEC 1 lidera a categoria Overall

O ótimo desempenho em Interlagos fez a dupla Casagrande e Seid abrir uma boa vantagem na liderança da categoria Overall, o campeonato geral da NASCAR Brasil. A pontuação dessa disputa é a somatória das competições Brasil e Special Edition.
Os parceiros do carro 83 estão com 236 pontos, contra 211 do paulista Léo Reis. Vitor Genz aparece em terceiro, com 160. Um bom desempenho em Cascavel significa ver o título da Overall cada vez mais próximo para o time MILITEC 1.
“Nesta fase do campeonato estamos somente na metade do que é a nossa meta, que é a de conquistar o título esse ano. Agora, vamos tentar continuar a fazer esses resultados para permanecer nas primeiras posições e, quem sabe, manter até o final. Assim vamos ter cumprido o nosso objetivo”, menciona Casagrande, natural de Francisco Beltrão e que reside em Curitiba.

Alex Seid reforça que a estratégia para as etapas restantes vai ser a constância nos pontos. “Precisamos garantir esses pontos em todas as possibilidades que tivermos. Cascavel e Tarumã são pistas rápidas que gostamos muito e o oval de Curvelo vai ser um desafio para todos, então temos boas chances de manter essa liderança até o final”, ressalta o paulistano.
CARROS TRATADOS COM MILITEC 1
Os carros da NASCAR Brasil possuem chassi tubular, com as bolhas do Mustang e do Camaro. Eles aceleram com motor V6 3.6, de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg.Todos os veículos são tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento. A MILITEC Brasil mantém o apoio que traz da Sprint Race desde o seu início, em 2012.
PROGRAMAÇÃO EM CASCAVEL
ETAPA 6 – 100 MILHAS
Sexta-feira (30/8)
Portões fechados ao público
8h às 10h – Shakedown
10h20 às 10h40 – Briefing
13h30 às 14h15 – Treino extra
Sábado (31/8)
8h00 – Abertura dos portões
8h50 às 9h35 – Treino oficial 1 (máximo 18 voltas)
12h35 às 13h20 – Treino oficial 2 (máximo 18 voltas)
16h00 às 16h45 – Treino classificatório (2 voltas rápidas por carro)
17h35 às 18h05 – Volta rápida
Domingo (1/9)
8h – Abertura dos portões
9h30 às 9h45 – Desfile de caminhão
9h45 às 10h15 – Desafio dos Elétricos Chevrolet
9h45 às 10h15 – Visitação de box
10h15 às 10h45 – Grid Walk
10h45 – Hino Nacional
11h00 – Corrida #100Miles
12h10 às 12h15 – Victory Lane/pódio
15h15 às 16h – Volta Rápida
NASCAR Brasil – Etapas
Etapa 1: 17 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2: 14 de abril – Goiânia (GO) #ovaltrack
Etapa 3: 11 de maio – Londrina (PR) #nightchallenge
Etapa 4: 16 de junho – Potenza (MG) #inverserace
Etapa 5: 4 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP) #SpecialEdition
Etapa 6: 1º de setembro – Cascavel (PR) #100miles
Etapa 7: 13 de outubro – Tarumã (RS) #matchpoint
Etapa 8: 17 de novembro – Curvello (MG) #SpecialEdition
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