Você chega ao posto, olha para a bomba e pensa: “Como essa gasolina com tanto 30% de etanol vai afetar o meu carro?” Calma. Antes de mais nada, respira. Agora sim, aqui vai o que interessa — direto ao ponto e de forma prática.
O que de fato mudou
No dia 1/7/2025, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), aprovou o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina comum e aditivada de 27% para 30%, conhecido como E30, e de biodiesel no diesel de 14% para 15%, o B15. A medida entrou em vigor em 1º de agosto e está chegando aos poucos nos postos, então é normal encontrar regiões em transição.
Mas e a gasolina premium? Ela continua igual: 25% de etanol na composição.
Tradução do técnico: a composição mudou, mas sua rotina de cuidado continua sendo o que mais protege o motor.
O que isso significa no dia a dia
- Motor mais “liso” em certas situações
A nova especificação deixa a gasolina um pouco mais resistente à detonação. Em motores modernos, isso tende a ajudar sob carga/temperatura. - Consumo pode oscilar um pouco
Varia conforme trajeto, trânsito, calibragem, qualidade do combustível e estado do motor. Compare média de alguns tanques, não só de um abastecimento. - Partida a frio
Carros e motos com sistemas de partida a frio seguem funcionando normalmente. - Motores antigos
Vale ouro seguir o manual e, se necessário, fazer algum ajuste com seu mecânico de confiança.
Perguntas que temos ouvido
Preciso migrar para o combustível premium?
Só se o manual do proprietário do veículo pedir ou se o motor exigir octanagem ainda maior. A grande maioria dos veículos rodam perfeitamente bem com comum/aditivada de qualidade.
Isso pode “estragar” meu motor?
Não. Mas aqui vale destacar a lista básica de boas práticas para manutenção do seu motor: usar o óleo certo, filtros limpos, combustível de posto confiável e manutenção em dia.
Tenho moto/carro antigo. Algo especial?
Converse com seu mecânico. Carburação, sistemas de partida e componentes envelhecidos podem pedir atenção extra.
Onde o Militec 1 entra nessa conversa
Em primeiro lugar, o Militec-1 é um condicionador de metais que atua nas superfícies internas do motor por meio do lubrificante. Dessa forma, ele reduz o atrito e, consequentemente, o desgaste das peças móveis, independentemente da quantidade de etanol presente no combustível.
Em resumo, seu uso e seus impactos positivos continuam os mesmos, mesmo com a nova gasolina. Além disso, a sua tranquilidade ao usar o Militec-1 no dia a dia também permanece inalterada.
Nota importante: siga sempre o manual do fabricante. Cada motor tem exigências próprias de combustível e manutenção.
Check-list rápido pra hoje
- Em primeiro lugar, abasteça sempre em um posto confiável e evite, portanto, comparar o consumo de meio tanque de um combustível com meio de outro. Afinal, diferentes trajetos, assim como a combinação entre ruas da cidade e trechos de estrada, além da pressão dos pneus, entre outros fatores, podem influenciar significativamente a medição do consumo.
- Antes de tudo, observe os sinais do veículo — como a partida, possíveis ruídos e a luz de injeção. Se algo sair do normal, saiba que na maioria dos casos, um diagnóstico simples resolve o problema.
- Além disso, manter o óleo certo e trocá-lo no prazo adequado faz toda a diferença. Por isso, o Militec 1 continua sendo um grande aliado contra o desgaste, especialmente no uso real, com trânsito intenso, calor e ciclos constantes de liga e desliga.
Alguma dúvida sobre o uso do Militec 1?
- Fale conosco — a melhor resposta é a que resolve o seu caso.
Atenção: este é um conteúdo informativo. Em caso de qualquer divergência, sempre prevalecem as recomendações do fabricante do veículo.