25 de março de 2022

Fãs da velocidade se despedem do autódromo de Curitiba no ritmo do Motor Show

Evento parceiro da MILITEC Brasil foi o ponto-final na história de um dos mais importantes palcos automobilísticos do país

O avô Joel Tracz, 54 anos, estava feliz por ter levado pela primeira vez o neto Jouglas Gabriel Tracz Gabardo, de 9 anos, ao Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais. Era um sonho antigo dele. A alegria estampava o rosto do menino ao ver todo o tipo de carro exposto ao longo da área dos boxes, em mais uma edição do Motor Show Curitiba, ocorrida entre 10 a 12 de dezembro de 2021 e que selou o fim das atividades no circuito – hoje, ele já não existe mais.

“Tirei várias fotos. O jipe grande foi o que mais gostei”, contou o garoto radiante ao blog MILITEC Brasil, sem ter a dimensão de que a sua estreia no AIC também significava a sua despedida de um dos maiores templos do universo a motor no Brasil.

Já Joel tinha a clara noção de que estava vivendo um momento histórico e triste para os amantes do automobilismo. Ele dava adeus ao lugar onde viveu grandes emoções em alta velocidade, acompanhando da arquibancada provas de arrancada, Stock Car, Fórmula Truck, Motovelocidade, entre outras categorias.

Seu Joel Tracz e o neto, que fez sua estreia num evento no AIC. Foto: Renyere Trovão

“Vai fazer muita falta. Não temos outro lugar na região para receber competições desse nível. São mais de 20 anos frequentando aqui, sempre com a família, mas nunca havia trazido o meu neto”, conta o segurança, de Curitiba, com um tom saudosista de quem foi uma das mais de 30 mil pessoas que lotavam as arquibancadas nos festivais de arrancada.

Assim como Joel, milhares de visitantes que prestigiaram aquele fim de semana carregavam consigo o sentimento de despedida e, ao mesmo tempo, de agradecimento por terem se divertido muito com os eventos no AIC.

“Melhor Motor” do Motor Show usa MILITEC 1

O Motor Show Curitiba era uma das atrações anuais do AIC. Sempre atraiu um público numeroso e diversificado, encantado com os veículos customizados, os modelos clássicos, os hot rods, as puxadas da arrancada na reta de 402 metros, o comércio nos boxes de componentes e artigos ligados ao mundo automotivo, entre outros. Enfim, foi uma despedida em grande estilo.

Dessas que o restaurador de carros Paulo Kuelo, 33 anos, nunca vai esquecer. Representante do time curitibano Powertech, empresa especializada em preparação de motores para competição, coube a ele ostentar o troféu de “Melhor Motor” do evento. 

O clássico propulsor 351, de 6 litros, com quatro carburadores Weber 48 e dois kits de nitro era a cereja do bolo do Mustang Fastback 1969, de cor laranja e com faixas horizontais pretas, que chamava a atenção no box da MILITEC Brasil.

O propulsor V6 de 420 do Mustang Fastback 1961 foi preparado pela Powertech e levou o troféu de “Melhor Motor” do evento. Foto: Renyere Trovão

Todos queriam tirar uma foto com o muscle car, ao lado de um dos responsáveis por restaurar o exemplar ícone da Ford.

“São 420 cavalos do motor, que somam a outros 120 cavalos despejados pelo nitro. Viemos expor o veículo e saímos daqui com esse título. Coroou um trabalho que levou quatro anos para ficar pronto. Esse foi o primeiro evento dele”, ressaltou Paulo, que revelou usar o MILITEC 1 em todos os projetos que realiza.

“É um produto diferenciado, que protege muito o motor e diminui os ruídos. Faço questão de colocar nos carros restaurados, como também na minha moto do dia a dia. Quando a organização do Motor Show disse que o Mustang ficaria exposto no box da MILITEC Brasil, foi o casamento perfeito para essa despedida do AIC”, completou o profissional.

Paulo e o Mustang foram parar nas redes sociais do médico mineiro Daniel Duarte, 28 anos, que atualmente está morando em Brusque (SC). Ele fez questão de posar para fotos ao lado da dupla campeã.

Entusiasta de veículos customizados e de competição, o médico tem no Mustang um dos seus modelos preferidos. “É a primeira vez no autódromo em Pinhais. Aproveitei um curso que a minha esposa, Monique, faria em Curitiba para não perder essa oportunidade”, afirmou.

O médico Daniel Duarte entre o hot rod (esq) e o Mustang Fastback, um dos seus carros preferidos. Foto: Renyere Trovão

Daniel também tem uma ligação forte com as competições. Ele e o irmão participavam de arrancadas em Minas Gerais e sempre viviam em autódromos. Só não teve a chance de acelerar no circuito paranaense. 

“É uma pena chegar ao fim. É uma parte da história do automobilismo nacional que se fecha. Ainda bem que pude estar aqui neste momento”, disse o mineiro, que admitiu usar MILITEC 1 no seu carro de passeio, um Renault Fluence, e nos veículos com os quais competia. Ele recordou também que usava o condicionador de metais no Golf 1.4 turbo mexido no qual disputava as provas. “Meu irmão, que ainda corre, usa até hoje.”

Estrutura e espaço do AIC deixará saudade

O Autódromo Internacional de Curitiba e a MILITEC Brasil tiveram uma relação muito estreita, que ultrapassava duas décadas. A MILITEC foi parceira nos principais acontecimentos automotivos do AIC, dos tradicionais festivais de arrancada e etapas da Sprint Race ao Motor Show Curitiba.

Segundo Paulo Germano, sócio-diretor da MILITEC Brasil, o autódromo sempre ofereceu uma ótima estrutura para a realização de eventos com carros e motos. E a MILITEC Brasil se sentia em casa. Principalmente, pelo amplo espaço e pelas condições favoráveis para a organizar qualquer tipo de atividade, seja em pista, seja nas dependências do circuito.

“É difícil aceitar que não teremos mais essa infraestrutura. O Motor Show em si é uma atração muito bacana e tem tudo a ver com o MILITEC 1. Por isso, independentemente do local das próximas edições, nós estaremos presentes”, resumiu Paulo.

Box da MILITEC Brasil no Motor Show 2021, realizado em dezembro do ano passado no AIC. Foto: Renyere Trovão

The Last Edition Motor Show, a despedida

Quis o destino que o último espetáculo do lendário Autódromo Internacional de Curitiba fosse o Motor Show. Ele consegue reunir diferentes tribos e estilos de pessoas, do amante da velocidade e de carros customizados a famílias inteiras dispostas a apenas se divertir no “Maior Parque de Diversões a Motor do Brasil”, como o evento é chamado, devido às inúmeras atrações.

O idealizador e organizador do MS, Rafael Casagrande, destacou que guardará as melhores recordações possíveis, até porque o AIC foi palco para a realização da primeira edição, lá em agosto de 2012.

Motor Show 2021 teve restrição de público devido à pandemia, mas não perdeu a magia do desfile de carros clássicos e customizados. Foto: Renyere Trovão
A área do estacionamento foi tomada pelos veículos clássicos e clubes de carros. Foto: Renyere Trovão

Batizada “The Last Edition”, a edição 2021 contou com a participação de aproximadamente 550 veículos, envolvendo motos, carros e caminhões. E dos mais variados estilos e culturas: do original ao customizado, do hot rod ao eurolook, todos em clima de confraternização e despedida.

“Aceitamos o desafio de montar o The Last Edition em pouco mais de 40 dias. Foi uma experiência incrível e extremamente desgastante. O Motor Show Curitiba sempre levou seis meses para poder sair do planejamento até a sua execução. Nessa edição, tudo aconteceu muito rápido, e aceitamos o desafio!”, explicou Rafael.

Segundo ele, o público atendeu às expectativas, uma vez que a sua presença não poderia ultrapassar 2 mil pessoas por dia, condição essa imposta pela gestão do AIC devido à pandemia.

O restaurador Paulo Kuelo, responsável pelos projetos expostos no Motor Show, posa ao lado das promotoras da MILITEC. Foto: Renyere Trovão
A organização do Motor Show liberou o acesso do público à reta principal do circuito para a última despedida do autódromo. Foto: Renyere Trovão

Além da limitação de público, o consumo de bebida alcoólica e a realização de churrasco nas áreas dos boxes e exposição também foram outros itens restritos. “Mas nada disso estragou a festa”, ressaltou o organizador, já divulgando as datas confirmadas para os próximos cinco eventos Motor Show em 2022:

20 a 22 de maio: Motor Show Londrina / Autódromo Ayrton Senna – Londrina (PR)

11 a 14 de agosto: Motor Show Celebration – Festa 10 anos Motor Show / Costão do Santinho Resort – Florianópolis (SC)

14 a 16 de outubro: Motor Show International / Centro de Convenções – Foz do Iguaçu (PR)

2 a 4 de dezembro: Insane Motor Show / Autódromo São José dos Pinhais – região metropolitana de Curitiba (PR)

Entenda o MILITEC 1

MILITEC 1 é o primeiro e melhor condicionador de metais, que protege o seu equipamento de verdade, porque é o único com a exclusiva tecnologia Dry Impregnated Lubrication. MILITEC 1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Chegando a esses locais, MILITEC 1 sai completamente do lubrificante, e as moléculas de MILITEC 1 fixam-se na superfície metálica (adsorção*). Isso ocorre entre 38 oC e 66 oC, dependendo das condições de atrito e carga. O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica (não a endurece), tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa. Além do aumento da resistência metálica, MILITEC 1 reduz drasticamente o atrito, melhorando o aproveitamento de energia e resultando em aumento da potência e/ou diminuição do consumo, além de reduzir as emissões de gases poluentes.

*Adsorção é a fixação de molécula de uma substância na superfície de outra.

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