Você já leu por aí ou no manual do seu carro sobre “uso severo” e talvez tenha se perguntado se isso se aplica a você. Na realidade, para a maioria das pessoas, o fato é que a rotina de dirigir no dia a dia acaba se encaixando nessa categoria. Muitos acreditam que andar a 120 km/h na estrada seria o caso, mas a surpresa não está aí. Além do anda e para e das trocas constantes de marcha entre primeira e segunda, a baixa velocidade — tão comum nas grandes cidades — também acarreta os maiores problemas mecânicos.
Mas não se preocupe, não é algo grave, mas entender isso é fundamental para manter a saúde do seu veículo. Vamos desvendar o que a indústria e os especialistas consideram como condições de uso mais duras.
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Trajetos Curtos e Frequentes
Sabe aquelas saídas rápidas de cinco minutos, tipo ir à padaria, farmácia, ou levar as crianças na escola logo ali? Para o seu carro, isso é mais desgastante do que parece. O motor não tem tempo para aquecer e atingir sua temperatura ideal de trabalho.
O que isso significa no dia a dia: a lubrificação e a queima de combustível não acontecem de forma perfeita, o que pode acumular resíduos e acelerar o desgaste.
O que fazer: sempre que puder, espere alguns segundos antes de arrancar. Isso dá tempo para o óleo circular pelo motor, então evite acelerar forte nos primeiros quilômetros, ok?
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Tráfego Pesado (Anda e Para)
Se a sua rotina inclui enfrentar engarrafamentos, saiba que essa situação de “anda e para” é considerada uso severo. Ficar muito tempo parado ou rodando em baixa velocidade (em primeira ou segunda marcha) desgasta componentes como correias e mangueiras.
O que isso significa no dia a dia: o motor trabalha muito sem somar quilômetros no hodômetro. Isso pode fazer com que você perca o prazo das revisões, que são baseadas na quilometragem, mas que não costumam considerar as horas de uso do motor.
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Rodar Fora do Asfalto
Sua estrada de terra para o sítio ou a areia na praia podem ser ótimas para o lazer, mas não para o seu carro. A poeira e as partículas em suspensão são como uma lixa para o motor.
O que isso significa no dia a dia: o filtro de ar satura muito mais rápido. Ele foi feito para proteger o motor dessas partículas, mas se ficar entupido, perde a eficiência.
O que fazer? nesse caso, se você roda em estradas de terra com frequência, é importante saber que talvez seja necessário trocar o filtro de ar com mais frequência, ou seja, aproximadamente na metade
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Marcha Errada e Carga Pesada
Dirigir com a marcha inadequada, seja esticando demais a primeira ou rodando na quarta quando o certo seria a segunda, força o carro. Além disso, carregar peso acima do que o manual indica sobrecarrega a suspensão, os freios e a embreagem.
O que isso significa no dia a dia: forçar a marcha pode causar problemas na transmissão, e o excesso de peso acelera o desgaste de componentes essenciais do seu carro, além de prejudicar o consumo de combustível.
Como o Militec 1 Pode Ajudar?
O Militec 1 atua diretamente na superfície das peças metálicas, reduzindo o atrito e o desgaste. Além disso, ele oferece proteção extra ao motor, mesmo nas condições mais difíceis — por exemplo, nas partidas a frio de trajetos curtos ou ainda no trânsito pesado do dia a dia, quando a temperatura e o atrito estão mais altos.
Em outras palavras, ele ajuda a proteger seu motor em todas as condições de uso, especialmente nas condições que chamamos de “uso severo”, prolongando a vida útil e mantendo a performance do seu veículo.
Por fim, lembre-se: o Militec 1 deve ser aplicado sempre no momento da troca de óleo — a cada 20.000 km ou, preferencialmente, na metade desse intervalo em casos de uso severo.
Tem alguma dúvida sobre como proteger seu carro? Deixe seu comentário ou fale com a gente.
Aviso: O conteúdo é informativo. Para recomendações específicas de manutenção, siga sempre as instruções do manual do fabricante do seu veículo.